O Facebook trouxe recentemente atualizações globais para Messenger e Instagram Direct Message com tecnologias de criptografia originais do WhatsApp (Android, iOS) .
No Facebook Messenger (Android, iOS), desde a sexta-feira, 13, a companhia adicionou criptografia de ponta a ponta para ligações de áudio e vídeo pelo app. O serviço de mensageria da companhia também recebe update nas opções de mensagens que desaparecem; agora, as pessoas podem optar por enviar mensagem que desaparece em período pré-estipulado pelo remetente, com opções de 5 segundos a 24 horas de duração para o destinatário ver. Vale lembrar que o WhatsApp lançou recentemente recurso de vídeos e fotos que somem depois de visualizados.
No futuro, o Facebook planeja adicionar criptografia em ligações em grupo no Messenger. Essa tecnologia está em testes atualmente.
No Instagram (Android, iOS), a empresa colocará a opção de criptografia de ponta a ponta em mensagens e ligações entre usuários pelo Direct Message nos próximos meses. De acordo com o Facebook, a proteção funcionará de maneira similar àquela que o Messenger tem hoje, ou seja, o usuário precisa ter uma conversa anterior ou os usuários engajados na conversa devem seguir um ao outro para ter a criptografia.
Publicidade
Para o Brasil, a empresa iniciou uma campanha publicitária nesta semana para explicar como funciona a criptografia no WhatsApp aos consumidores locais. Feito em parceria com a agência AlmapBBDO, a campanha consiste em uma série de iniciativas. Entre elas: filtro no Instagram para explicar a tecnologia de proteção; patrocínio no Masked Singers, da TV Globo; inserção em programas esportivos; ativações com personalidades do mundo esportivos e influenciadores digitais; vídeos para TV; banners digitais nos principais sites de notícias; e mídia out of home, como outdoors, relógios de rua e bancas de jornais.
As ações duram até o final deste ano.