As plataformas de mensageria vêm criando várias funcionalidades para garantir aos usuários que eles estão conversando com perfis verdadeiros de empresas, mas poderiam também desenvolver soluções no sentido oposto: alertando empresas sobre a autenticidade de um usuário ou sobre o risco de ser um fraudador. A sugestão partiu de Rafael Souza, CEO da Ubots, que participou junto com outros executivos de bots de painel no Super Bots Experience 2022, evento organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 16.
O executivo da Ubots recomendou o uso de autenticação biométrica para confirmar a identidade de um usuário que entra em contato com uma empresa via chatbot, e, assim, permitir o acesso a aplicações mais avançadas na comunicação. O especialista explicou que essa autenticação pode ser por reconhecimento de voz, face ou até texto. “Hoje, a maioria desses canais poderiam prover soluções de segurança. Os canais têm muito a evoluir. Se ele (o canal) está instalado em um app, podemos ter acesso a mais informações de autenticação”, disse Souza.
Outras tendências
Marcelo Hein, CSO da Take Blip, lembrou que o pagamento dentro dos apps de mensageria é outra funcionalidade que está no radar de melhorias de plataformas como WhatsApp e Instagram.
Flavia Nassif, CEO da Dial My App, sugeriu que as companhias melhorem as experiências visuais das plataformas de comunicação e mensageria. Um exemplo citado é reduzir a experiência de digitação do cliente para poucos cliques.
Já Anindita Guha, head de Latam da Gupshup, abordou três temas que precisam estar na pauta de Google e Meta: “Gostaria que eles estivessem mais disponíveis para comunicação. Eles nunca respondem e-mails. Mas entendo que isso acontece porque têm uma equipe pequena para responder toda a América Latina. Como o mercado latino-americano está escalando, eles precisam aumentar. A segunda coisa é oferecer suporte em engenharia. E, por fim, eles deveriam vir a campo conosco.Deveriam evangelizar o ecossistema, educar os clientes e a audiência sobre os canais”, concluiu.