O Pix se iguala ao cartão de débito em representatividade entre os meios de pagamento. No segundo trimestre de 2022, os pagamentos instantâneos representaram 12% dos pagamentos, assim como os cartões de débito. Os cartões de crédito representam 76%. Os dados são do estudo Análise do Comportamento de Consumo, que traz um panorama dos gastos dos brasileiros no 2º trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 e realizado pela Rede, empresa de pagamento do Itaú, e que foram apresentados nesta terça-feira, 16.

Vale dizer que, no 1T22, o Pix correspondeu a 11% das movimentações, os cartões de crédito a 62% e os cartões de débito, 27%.

O Pix evoluiu no valor transacionado em 124% na comparação ano a ano e 305% na quantidade de operações – considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ)

Carteiras digitais

Os valores transacionados nas e-wallets registraram incremento de 136% na comparação com 2T22, e de 142% na quantidade de transações. A geração Z lidera a adoção, com salto de 725% no número de operações usando a modalidade.

O cartão virtual também teve um salto de uso. As compras realizadas por esse meio aumentaram mais de três vezes, com crescimento de 312% na quantidade de operações e incremento de 193% no valor transacionado.

Vale lembrar que, em junho, o Itaú iniciou uma campanha publicitária em diferentes canais para estimular o uso de seus pagamentos digitais, em especial as carteiras e os cartões virtuais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!