A head da Gupshup na América Latina, Anindita Guha, enfatizou a necessidade de as plataformas de desenvolvimento de chatbots e interfaces conversacionais pensarem globalmente e atenderem a todos os públicos. Durante o Super Bots Experience 2022, evento organizado por Mobile Time nesta terça-feira, 16, a executiva afirmou que a internacionalização independe do tamanho da empresa.
“Nós operamos em 60 países. É importante para empresas do setor pensarem de forma global. Nós precisamos expandir e temos que atender e compreender em outras línguas, como o francês e o espanhol. Mesmo se você for uma pequena companhia”, disse a executiva. “O crescimento do setor não será mais local. Será global”, completa.
Rafael Souza, CEO da Ubots, explicou que não há muita diferença entre as demandas de mensageria no Brasil e em outros países em que atuam. Em sua visão, a adição de um idioma – além do português – é uma camada adicional na criação do chatbot.
Dando exemplo de sua empresa, que está em processo de internacionalização, Marcelo Hein, CSO da TakeBlip, acredita que “faz todo o sentido” para o setor de chatbots e inteligência artificial fazer a expansão para outros mercados, uma vez que as plataformas de mensageria são globais, vide Facebook e Google.
Super Bots Experience 2022
A 8ª edição do Super Bots Experience 2022, organizada por Mobile Time, acontece nesta terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, no WTC, em São Paulo. Amanhã, o evento contará com painelistas representantes de empresas como Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google (RCS e Google Business Messages), Claro, Oi, TIM e Vivo, além de Magalu, Plusoft, Sitel e smarters.