O Bradesco está explorando duas vertentes do watsonx, afirma Rafael Cavalcanti, superintendente-executivo de Inteligência de Dados do Bradesco, em evento da IBM nesta quarta-feira, 16. Composta por três produtos – watsonx.data; watsonx.ai studio; e watsonx.governance –, a plataforma watsonx, desenvolvida pela dona do evento, ajuda as empresas no uso e adoção de inteligência artificial nas mais diversas áreas, explica Marcela Vairo, diretora de dados, IA apps e automação da IBM Brasil.
O watsonx.data é uma solução para armazenamento de dados na nuvem, como um data lake. O watsonx.ai studio consiste no desenvolvimento de modelos fundacionais de IA generativa e aprendizado de máquinas e o watsonx.governance é um kit de ferramentas para garantir a adequação de soluções de IA generativa a leis de proteção de dados.
A primeira temática que o banco vem explorando com a IBM nas plataformas é a gestão de conhecimento dentro da transformação digital. “O que estamos fazendo agora com o Watson é uma experimentação de colocar todo o conhecimento do banco dentro da IA generativa para fazer com que o nosso desenvolvedor e as nossas áreas de negócio consigam dialogar e buscar conhecimento em relação a isso”, explica Cavalcanti.
A outra aplicação do watsonx é na plataforma digital E-agro, desenvolvida em parceria com o inovabra – ambiente de inovação do Bradesco – e com a IBM. É um marketplace focado na cadeia produtiva rural com oferta de produtos e serviços financeiros e não financeiros para o produtor rural, clientes e não clientes do banco, além de ter um concierge que tira dúvidas especializadas dentro do domínio agro para o cliente.
Já está em laboratório e estão planejando habilitar o watsonx para melhorar a experiência conversacional que é entregue ao usuário. Cavalcanti exemplifica que é possível responder perguntas desde “como está o clima hoje?” até sobre assuntos relacionados a produtos financeiros específicos para crédito rural e direcionado para, até mesmo, produtos disponíveis no marketplace.