O Brasil foi o quarto país com maior gasto em campanhas de instalação de apps de e-commerce em 2023, totalizando US$ 368 milhões. À frente do Brasil ficaram EUA (US$ 1,27 bilhão); Reino Unido (US$ 403 milhões); e França (US$ 385 milhões). Os dados fazem parte do novo relatório The State of eCommerce App Marketing, produzido pela AppsFlyer.

Em iOS, o Brasil ficou em quinto lugar no ano passado, com US$ 141 milhões. Os quatro primeiros foram: EUA (US$ 1,24 bilhão); Reino Unido (US$ 402 milhões): França (US$ 302 milhões) e Alemanha (US$ 160 milhões).

Gastos em instalação de apps de e-commerce no mundo totalizaram US$ 6,6 bilhões em 2023

Os gastos em campanhas para aquisição de usuários de apps de comércio eletrônico subiram 35% em 2023 no mundo, passando de US$ 4,9 bilhões para US$ 6,6 bilhões, informa o documento.

A melhora foi puxada especialmente pelo iOS: os gastos em campanhas de aquisição de usuários de apps de e-commerce para iPhone subiram 43% no ano passado, alcançando US$ 2,9 bilhões. Isso compensou também a queda nos gastos em campanhas para instalação de apps Android, que caíram 18%, somando US$ 3,7 bilhões em 2023.

O levantamento da AppsFlyer considerou 1,6 mil apps de e-commerce (sem contar markeplaces e supermercados) com pelo menos 3,2 mil instalações cada por país e que somaram 4,6 bilhões de downloads entre outubro de 2023 e abril de 2024.

Ilustração: Nik Neves