“A forte penetração de telefones Android no Brasil nos dá muita confiança de que o RCS será igualmente um sucesso, dado o rico engajamento que ele oferece”, disse o CEO e cofundador da Gupshup, Beerud Sheth, em conversa com Mobile Time.

O executivo acredita que o RCS está ganhando força como forma de comunicação entre empresas e usuários, em especial nos mercados em que é “totalmente suportado por provedores de telecomunicações e integrado aos aplicativos de mensagens padrão em dispositivos Android”.

Um exemplo de desenvolvimento daquele que é considerado o substituto do SMS e uma alternativa ao WhatsApp pelo mercado de mensageria é a Índia. Sheth explicou que a Gupshup observou taxas de entrega de mais de 98% e taxas de leitura de mais de 35% para mensagens enviadas em sua plataforma na Índia.

Vale lembrar que a solução vem ganhando bastante tração no Brasil com estratégias do Google junto às operadoras.

Apple no RCS e WhatsApp na frente

O executivo acredita que a partir da adesão da Apple à solução, o canal está pronto para ganhar um “impulso adicional”, pois abre possibilidades para “mensagens comerciais” com recursos como branding, verificação, criptografia, bate-papo bidirecional e IDs de remetente reconhecíveis para usuários Apple. Além de chamar mais a atenção das empresas para este novo canal.

“O RCS oferece uma experiência de mensagens mais rica e interativa, integrando recursos como compartilhamento multimídia e indicadores de digitação em tempo real diretamente no aplicativo de mensagens nativo. Isso chamou a atenção das empresas que buscam melhorar o envolvimento do cliente”, disse. “As empresas estão começando a explorar o RCS como uma forma de fornecer mensagens mais dinâmicas e personalizadas sem depender de aplicativos de terceiros, como o WhatsApp”, completou.

Contudo, o cofundador da empresa de IA conversacional reforçou que a enorme base de usuários do WhatsApp e a presença estabelecida na comunicação pessoal e empresarial dão à Meta “uma grande vantagem”. Disse ainda que a Gupshup é agnóstica em relação a canais: “O (nosso) objetivo é fornecer o melhor CX possível em mensagens, seja qual for o canal que o cliente escolher”, concluiu.

2025

Depois de sua passagem pelo Super Bots Experience 2024 na última semana, o executivo compartilhou com Mobile Time as expectativas da empresa para 2025, entre elas o desenvolvimento do RCS no País, mas também o avanço de outros negócios a partir do desenvolvimento de aplicações baseadas em inteligência artificial generativa.

“Estamos otimistas sobre as perspectivas de mensagens conversacionais no Brasil. Há uma clara ânsia entre as marcas em adotar canais que as tornem mais visíveis aos clientes e ofereçam melhor ROI”, afirmou. “A Gupshup (com a camada integrada de IA generativa) facilmente se tornou a aliada que muitas marcas estão procurando para melhor gerenciamento da experiência do cliente. Como resultado, mais que dobramos nossos negócios no Brasil e em 2025 será ainda maior e emocionante”, completou.

Imagem principal, da esquerda para direita: Auana Mattar, TIM; Beerud Sheth, Gupshup; Cassio Bobsin, Zenvia; Rafael Souza, Ubots; Silvio Eduardo de Andrade, BRQ (crédito: Marcos Mesquita/Mobile Time)