O comércio móvel, ou seja, as vendas feitas por sites de e-commerce através de smartphones e tablets, deverá movimentar US$ 50 bilhões em receita nos EUA este ano, contra US$ 42,8 bilhões registrados no ano passado. É um crescimento de 23 vezes em apenas quatro anos: em 2010 o m-commerce gerou US$ 2,2 bilhões em vendas naquele país. Os dados fazem parte de relatório feito pela Custora e-Commerce Pulse com mais de 100 sites norte-americanos de e-commerce, que representam 70 milhões de consumidores.

De acordo com o relatório, a participação dos dispositivos móveis no total de visitas a sites de e-commerce nos EUA subiu de 3,4% para 37% entre 2010 e o primeiro trimestre de 2014. Dentro desse share móvel atual, 24,5% provêm de celulares e 12,4%, de tablets. A proporção dos dispositivos móveis diminui para 23,1% quando analisada a quantidade de compras no primeiro trimestre deste ano (são 13,8% provenientes de celulares e 9,3%, de tablets). E cai um pouco mais quando analisada a receita com m-commerce: os dispositivos móveis responderam por 18,2% do faturamento do comércio eletrônico norte-americano entre janeiro e março de 2014, totalizando US$ 12,2 bilhões. Em receita, os tablets superam os celulares: os shares são de 9,6% e 8,6%, respectivamente.

Apple

Há uma predominância dos aparelhos da Apple nas compras de m-commerce, mas sua participação está caindo. Em 2012, o iPhone respondeu por 75% das compras em telefones celulares nos EUA, enquanto aparelhos da Samsung tiveram uma fatia de 6,9%. No primeiro trimestre deste ano, as participações foram de 53,6% e 30,5%, respectivamente. A mesma tendência é verificada em tablets. A participação do iPad nas vendas de m-commerce caiu de 93,6% para 79,9% entre 2012 e o primeiro trimestre de 2014, enquanto aquela de aparelhos da Samsung subiu de 1,9% para 12,4%.

 

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