A empresa de entregas Motoboy.com (Android iOS), possui 130 mil usuários cadastrados sendo que 38% de seus clientes acessam via dispositivo móvel a plataforma. A companhia, nascida em Joinville (SC), está presente em cerca de dezoito cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, e percorre mais de 25 mil localidades (endereços) com seus cerca de 25 mil motoqueiros cadastrados. A Motoboy.com se autointitula um marketplace, que conecta diferentes perfis de clientes – podendo ser B2B, B2B2C e B2C – a entregadores. O serviço é realizado por agendamento sob demanda e o pagamento por meio de dinheiro ou cartão de crédito. Além da plataforma web e do app, seus clientes podem utilizar um chatbot, que faz cotações e registra pedidos no Facebook Messenger.

O robô presente Facebook Messenger corresponde, atualmente, a cerca de 5% dos atendimentos. De acordo com o CEO da Motoboy, Jonathan Pirovano, o teste, apesar de ainda com funções básicas, tem dado certo, e a ideia é, em um segundo momento, inserir inteligência artificial e aumentar o investimento na solução para melhorar a relação com o cliente.

Para o motoboy

A plataforma utiliza apenas motoboys autônomos, treinados, com licença de motofrete (via prefeituras) e regularizados como microempreendedor individual (MEIs). Ao contrário de outras empresas de entrega, os profissionais que usam a plataforma não são descontados do valor do serviço, mas sim por uma taxa fixa, de acordo com a quantidade de locais de retirada e de entrega. Os motoboys ficam com o total da corrida e, posteriormente, pagam um valor fixo por local de parada para o marketplace, via boleto bancário. “Cobramos de R$ 1 a R$ 2 reais por lugar de coleta ou entrega, mas depende da cidade”, explicou Pirovano.

Já o pagamento feito pelo cliente ao profissional pode ser realizado tanto por cartão de crédito quanto em dinheiro, diretamente ao motoboy. Atualmente, mais da metade do pagamento das corridas é realizado em espécie, permitindo que o entregador receba por seu serviço de forma imediata.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!