A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou nesta quinta-feira, 16, o requerimento do senador Jean Paul Prates (PT/RN), líder da Minoria, que solicita o acompanhamento da implementação do 5G no Brasil.

O senador demonstrou, em seu requerimento, preocupação com a demora da chegada da tecnologia ao País, em comparação a outros lugares do mundo. “Lembramos que há uma disputa mundial pelo comércio do 5G, já que os bloqueios feitos pelos EUA e por outros países europeus às empresas chinesas têm provocado uma verdadeira corrida para a substituição de tecnologias nessas nações”, escreveu Prates.

Dado que o edital do 5G já está em fase adiantada, prestes a ser votado pela Anatel, a reportagem de Mobile Time conversou com o senador e questionou qual seria exatamente o papel da comissão neste momento.

“As comissões do Senado Federal têm a responsabilidade de realizar avaliação de políticas públicas, visando seu constante aprimoramento. Nesse caso estamos falando de uma das medidas estruturantes mais importantes para o futuro do País. Não podemos errar. O Senado vai cumprir seu papel de fiscalização”, explicou Prates, que será o relator da matéria.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!