O Facebook anunciou um programa de investimento de três anos no Brasil para apoiar veículos de notícias e treinar milhares de jornalistas. O comunicado aconteceu nesta quinta-feira, 16, e a intenção é atender empresas de todos os tamanhos e regiões do País.
Como parte da iniciativa, a mídia social assinou acordos comerciais com 20 organizações de notícias e vai investir, adicionalmente a esses acordos, mais de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses dedicados a fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, que representam juntas mais de 200 veículos.
Os acordos comerciais são parte do “News Innovation Test”, iniciativa do Facebook cuja proposta é levar mais links de artigos de notícias para a plataforma, além dos que já são compartilhados pelos veículos em suas Páginas na rede social.
Para a iniciativa de inovação, a empresa fechou parcerias com 20 organizações de notícias de todo o País. Entre elas estão Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT (e SBT News).
O Facebook está trabalhando com associações de imprensa, como a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que juntas representam mais de 200 veículos de imprensa no país, além do International Center for Journalists (ICFJ). Mobile Time faz parte da Ajor.