O aplicativo de trânsito Waze, que reúne milhões de usuários no mundo nas plataformas Android e iOS, chegará em breve à plataforma Windows Phone. Uma versão beta já está em fase de teste, inclusive entre funcionários da Microsoft no Brasil.

O Waze é uma espécie de GPS social, em que as informações sobre o trânsito são coletadas junto aos próprios usuários, em um sistema de crowdsourcing. O app consegue sugerir a melhor rota de acordo com os dados recebidos pelos motoristas, indicando no mapa as ruas que estão congestionadas, em tempo real.

Análise

Aos poucos, a Microsoft está conseguindo reduzir a distância entre o Windows Phone e seus sistemas concorrentes no que diz respeito ao catálogo de aplicativos. Em vez de focar em quantidade, a empresa mapeou os 2 mil apps mais populares em Android e iOS e está mirando neles. A inclusão do Waze é, sem dúvida, de extrema importância para a comunidade de usuários de Windows Phone. Muita gente ainda reclama da falta do Instagram, mas a verdade é que existem alternativas que dão acesso à rede de fotografias para quem usa a plataforma da Microsoft, como o 6Tag.

A dúvida é se a Microsoft conseguirá atrair também a inovação para dentro do ecossistema do Windows Phone. Hoje, os desenvolvedores com ideias novas criam primeiro para Android ou iOS. A escolha é simples: se o app é pago, melhor iOS; se for gratuito e precisar de massa crítica, melhor Android. Resta ao Windows Phone correr atrás para conseguir mais tarde a sua versão. O pulo do gato será quando a plataforma da Microsoft conseguir que apps inovadores sejam feitos primeiro para ela. Para tanto, é preciso construir uma base atraente de usuários. Só assim convencerá os desenvolvedores. É a velha história do ovo ou da galinha. Neste caso, o que vem primeiro: os usuários ou os desenvolvedores?