O mercado brasileiro de relógios inteligentes começa a se acirrar com a chegada do Apple Watch nesta sexta-feira, 16. Mas os preços – entre R$ 2,9 mil (esportivo) e R$ 90 mil (ouro rosa 18 quilates) – dos novos smartwatches mostram que os produtos são destinados para um nicho de mercado com alto poder aquisitivo, bem longe da massificação. O produto está disponivel nas duas lojas brasileiras da Apple Store (Rio de Janeiro e São Paulo), Apple Store Online e vem arejistas como iPlace.
Como se não bastasse a barreira do preço, os wearables esbarram também na tecnologia que ainda engatinha e enfrenta problemas. Um exemplo é a necessidade de ficar pareado com um smartphone e a bateria que não dura mais do que 12 horas em muitos casos.
A cultura de utilização é outra celeuma das fabricantes com dispositivos vestíveis. Por exemplo, Apple foca no treinamento dos seus funcionários para não venderem apenas um relógio, mas o Apple Watch como um acessório que acompanha o usuário em seus exercícios físicos e em uma comunicação mais engajada através de sua comunidade.
Ainda assim, o mercado é promissor. De acordo com a IDC, 129 milhões de unidades de smartwatches devem ser vendidas anualmente até 2019 no mundo. Outra empresa de análise de mercado, a alemã Gfk estima que apenas em 2015 serão 51 milhões de unidades comercializadas globalmente.
Fazendo uma avaliação a partir dos sites de comparação de preço Bondfaro, Buscapé e Zoom, nós podemos ver que embora a Apple tente se mostrar inovadora no setor, ela encontrará competição com outros grandes players do mercado como Samsung, Motorola e LG.
Confira a tabela com os smartwatches vendidos no Brasil:
Modelo | Fabricante | Tamanho da caixa | Processador | Sistema Operacional |
Bateria ou horas de uso | Tamanho da tela | Memória RAM | Armazenamento | Conexões | Proteção | Preço |
Apple Watch | Apple | 38 mm | Não informado | Watch OS 2 | Estimativa de 18 horas | Não informado |
Não informado |
Não informado | Bluetooth 4.0, Wi-Fi e NFC | Resistência à água | R$ 2.899 |
Moto 360 | Motorola | 46 mm | TI OMAP 3 | Android Wear | 320 mAh | 1,5 polegadas | 512 MB | 4 GB | Bluetooth 4.0 | Resistência à água | R$ 907 |
LG Watch R | LG | 46,4 mm | Dual-core 1.2 GHz | Android Wear | 410 mAh |
1,3 polegadas | 512 MB | 4 GB | Bluetooth 4.0 | Resistência à água | R$ 1.274 |
Samsung Gear S 2.0 | Samsung | 39,9 mm | Dual Core 1.0 GHz | Tizen | 300 mAh | 2 polegadas | 512 MB | 4 GB | Wi-Fi, Bluetooth 4.1 | Sem proteção | R$ 1.424 |
Sony Smarwatch 3 | Sony | 36 mm | Quad core 1.2 GHz | Android Wear | 420 mAh | 1,6 polegadas | 512 MB | 4 GB | Bluetooth 4.0, NFC, Wi-Fi | Suporta 1,5 metros de profundidade por 30 minutos | R$ 1.149 |
LG Watch Urbane | LG | 45 mm | Dual-core 1.2 GHz | Android Wear | 410 mAh | 1,3 polegadas | 512 MB | 4 GB | Bluetooth 4.0 e Wi-Fi | Resistência à água | R$ 1.092 |