O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) inaugurou nesta sexta-feira, 16, o Núcleo de Integração Olímpica, em uma sala em sua sede, no Rio de Janeiro. Nele foram instalados equipamentos de videoconferência de última geração, com transmissão em 4K, fornecidos pela Cisco para a comunicação com as 29 confederações de esportes olímpicos, seus atletas e treinadores. As confederações também serão equipadas, assim como cinco centros de treinamento, de esportes como ginástica olímpica, judô e vôlei, que receberão também 30 câmeras de alta definição, para serem usadas na gravação dos treinos para posterior análise através de softwares de decupagem automática e reconhecimento de imagem. Serão distribuídos também 200 videofones e 200 licenças de uso da Webex, solução de tele e videoconferência da Cisco, que pode ser acessado através de aplicativo móvel para Android e iOS. O fornecimento e a instalação dos equipamentos, assim como o treinamento de uso e a manutenção, foram oferecidos pela Cisco, que é uma das patrocinadoras do COB. O valor investido não foi divulgado.

A solução de comunicação colaborativa será usada em reuniões à distância entre o COB e as confederações, assim como entre as confederações e seus respectivos atletas e treinadores, e também entre esses últimos. Juntas médicas poderão utilizar o sistema para a avaliação à distância de eventuais lesões dos atletas, preveem os executivos do COB. Com a solução, a entidade espera reduzir seus custos com deslocamentos e otimizar o tempo. Uma primeira experiência foi feita durante os jogos pan-americanos de Toronto, no Canadá, no qual os atletas estavam distribuídos por cinco sub-vilas olímpicas.

"O legado tecnológico talvez seja um dos mais importantes dos jogos do Rio", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, durante a cerimônia de inauguração do Núcleo de Integração Olímpica.