A Azul firmou acordo com a CRM&BONUS para lançar um programa de benefícios aos seus passageiros via WhatsApp. Batizado como ‘Boas-Vindas Azul’, a iniciativa oferecerá descontos e oportunidades de crédito em 70 lojas do varejo, serviços e lazer no destino do passageiro, em uma estratégia que busca estreitar o relacionamento com o consumidor e levar a Azul para além das viagens aéreas.

Como funciona

O cliente cadastrado no programa de fidelidade da Azul, TudoAzul e aqueles que informaram seus dados no ato do check-in, ao chegarem em seu destino, receberão uma mensagem do contato inteligente da companhia aérea. Nesse primeiro contato, o chatbot dá boas-vindas ao passageiro, informa que será presenteado com o bônus e é solicitado o aceite (opt-in).

Se aceitar, o cliente recebe cinco opções de desconto em comércio eletrônico e restaurantes para usar durante um mês. Essas ofertas são distribuídas com base no perfil de cada passageiro apurado pela Azul por meio de uma inteligência artificial proprietária da CRM&BONUS.

Na outra ponta estão os anunciantes. O formato é similar àquele de plataformas de publicidade digital, como Google e Meta, mas a diferença é que o valor de veiculação é mais baixo. De acordo com o diretor de marketing da CRM&BONUS, Arthur Blaj, o custo para realizar uma campanha via mensageria é de 5% a 10% do investimento que seria gasto em uma mídia incumbente.

Entre as marcas nesta primeira leva estão: Sam’s Club; Bob’s; Chilli Beans, Lacoste, La Guapa; Aramis, Grand Cru; Pizza Hut; Rubayat; Adidas. Toda a parte de mensageria é gerida internamente na empresa de tecnologia e giftback (como é conhecida essa modalidade de oferta de bônus). Essa estrutura foi feita a partir da compra e incorporação da Beacon, empresa de mensageria criada em Joinville/SC adquirida pela CRM&BONUS em abril deste ano por R$ 18 milhões.

Estratégia

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Exemplo de mensagem enviada aos passageiros da Azul (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Inicialmente, John Rodgerson, CEO da Azul, explicou que o serviço estará disponível a partir desta quinta-feira, 19, aos seus passageiros que chegam nos aeroportos de São Paulo (Congonhas) e Brasília. Na sequência, os usuários que chegam ao Rio de Janeiro via Santos Dumont receberão as mensagens. A expectativa da empresa é oferecer esses descontos e créditos em todos os 160 destinos que a Azul opera no Brasil até o final de 2023.

“Nós transportamos 30 milhões de pessoas por ano. Em 2024 serão 35 milhões. Tenho 16 milhões de pessoas no programa de fidelidade da Azul (TudoAzul). Queremos conectar mais os brasileiros ao Brasil e esse projeto pode ajudar. Se isso (programa de fidelidade via WhatsApp) crescer, a nossa receita aumenta e a tarifa (aérea) pode ficar mais barata)”, afirmou Rodgerson, ao dizer que este programa é um complemento ao TudoAzul.

Segundo Alexandre Zolko, CEO da CRM&BONUS, a ideia do projeto é ajudar a Azul a usar os dados de seus 16 milhões de clientes para “transformar em receita”. Ou seja, monetizar a base de clientes dando um benefício, ao mesmo tempo em que ajuda comerciantes a se conectarem com leads qualificados.

Zolko explicou ainda que o projeto é exclusivo com a Azul em aviação civil. Mas pode explorar outros setores. Um exemplo em desenvolvimento é o uso deste serviço de mensageria para controlar e diminuir as filas na cadeia de restaurantes Outback.

Por sua vez, o CEO da Azul explicou ainda que este é o começo do projeto. Ele prevê que o Boas-Vindas Azul pode avançar para até permitir que comerciantes recebam milhas acumuladas como forma de pagamento.

Imagem principal: Executivos de CRM&BONUS e Azul como descrito na tela (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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