A ClickMassa é uma plataforma brasileira de gestão de comunicação em canais de mensageria e redes sociais oferecida como um serviço (CPaaS, na sigla em inglês). No começo deste ano, a ClickMassa passou a ser disponibilizada também em modelo white label, para ser comercializada com a marca de terceiros. Em apenas oito meses conseguiu superar 100 revendedores e a expectativa agora é chegar a 300 no fim de 2025, diz Wanderley Cunha, CEO e sócio-fundador, junto com André Cândido, da Vectax, dona da ClickMassa.
“Transformamos nossa ferramenta em white label para dar oportunidade a outros empreendedores. Eu imaginava que teríamos 10 revendedores white label em um ano, mas conseguimos 116 em oito meses, espalhados pelo Brasil inteiro”, relata Cunha, em conversa com Mobile Time.
Hoje, somando os seus clientes próprios e aqueles dos seus revendedores, a ClickMassa é utilizada por 4 mil empresas que somam aproximadamente 8 milhões de atendimentos por mês, em diferentes canais. Em 2025, o executivo espera que a quantidade de empresas usuárias da plataforma vai mais que quadruplicar, chegando a 16,5 mil.
Como funciona a ClickMassa
A plataforma permite que uma empresa gerencie diferentes canais digitais para a comunicação com seus consumidores. Entre os canais incluídos estão WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e webchat. Até o final do ano serão adicionados SMS/RCS, Mercado Livre, Shopee e Shein.
Cada empresa que adota a plataforma recebe um treinamento para conseguir utilizar a ClickMassa sozinha. É possível criar bots no formato de URA de texto ou integrados com algum LLM de IA generativa.
Os principais usuários da ClickMassa são empresas de pequeno e médio porte, como clínicas, imobiliárias, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, varejistas de moda, correspondentes bancários etc.
É cobrado um valor fixo mensal por cada canal e por cada usuário da plataforma. As mensagens por WhatsApp são cobradas à parte.
Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time