A partir da aquisição da Teravoz, a Twilio quer estreitar o relacionamento com as operadoras brasileiras. Esse foi um dos motivos para a compra da startup nacional, revela um dos fundadores da Teravoz e agora country manager da Twilio no Brasil, Dov Bigio, em conversa com Mobile Time.
“Para uma empresa de fora é mais difícil ter um relacionamento com as operadoras, o que a gente (Teravoz) conseguiu com propriedade”, comenta o executivo. Vale lembrar que a Teravoz recebeu investimento da Wayra, aceleradora do grupo Telefônica.
A Teravoz desenvolveu uma solução de PABX na nuvem com APIs para conexão a sistemas corporativos, como CRM, a um preço acessível. Com isso, conquistou 500 clientes, desde empresas pequenas como clínicas médicas, com menos de cinco ramais, até startups de renome, como Nubank. Ns últimos 12 meses a Teravoz dobrou sua carteira de clientes e também seu tráfego de minutos por mês, que hoje é de 8,5 milhões.
Ainda não está definido se a plataforma de PABX na nuvem da Teravoz será descontinuada, mas a intenção é migrar o máximo possível de clientes para a plataforma da Twilio, onde eles terão acesso a outros produtos de comunicação além de voz, como SMS, email e WhatsApp – a Twilio é um dos players oficiais integrados à API do aplicativo de mensageria.
A Teravoz foi comprada tendo 35 funcionários. Novas vagas serão abertas ao longo do ano, mas Bigio não revela o número por enquanto. “Vamos ampliar bastante o escritório, que será de vendas, suporte e implantação de Twilio no Brasil. Já tem gente nova para a área comercial”, diz.
Sobre a história da Teravoz, Bigio relembra: “Quando começamos no final de 2014, éramos um time que trabalhava junto em telefonia e APIs de comunicação há bastante tempo e que resolveu empreender nisso. Não imaginávamos que seríamos adquiridos mais tarde pela Twilio. Nossa pretensão era apenas ter uma startup e crescermos aqui. Aliás, quando a conversa com a Twilio começou estávamos em processo de captação para a nossa expansão por aqui”.
Além da Wayra, a Teravoz também recebeu aporte do fundo de investimento Canary. A Wayra informa que vendeu sua participação na Teravoz por trinta vezes o que havia investido originalmente.
Números da Twilio
A Twilio é listada na Bolsa de Nova Iorque como TWLO. Sua receita no terceiro trimestre de 2019 foi de US$ 295 milhões, o que representa um crescimento de 75% em comparação com o mesmo período de 2018. A projeção é de haver encerrado o ano passado com um faturamento total de US$ 1,1 bilhão – o balanço financeiro do quarto trimestre será divulgado no dia 5 de fevereiro. A empresa conta com 2,7 mil funcionários e tem 172 mil clientes ativos.