A Yalo está avançando no Brasil com soluções de comunicação via WhatsApp no varejo, com foco especialmente na relação entre grandes indústrias e seus canais de vendas. Já implementou suas soluções para marcas como Nestlé, Coca-Cola Femsa, Mondelez, Kellogs e Atacadão. E está prestes a lançar versões customizadas para cinco diferentes segmentos: bens de consumo, automotivo, construção, agro e distribuidores, informa seu general manager da Yalo Brasil, Erick Buzzi, em conversa com Mobile Time.
A maioria das marcas que contratam a Yalo já possui portais ou apps para tirada de pedidos e comunicação de ofertas aos canais de vendas. Com a Yalo é adicionado o WhatsApp como canal de relacionamento entre a indústria, sua equipe de vendedores e os varejistas que revendem seus produtos. Trata-se de um canal importante para a indústria se comunicar com os pequenos varejistas.
“A gente vive numa bolha achando que tudo são grandes redes de varejo. Mas o mercado brasileiro é extremamente pulverizado. Em muitos estabelecimentos, é o próprio dono quem abre e fecha a loja, com ajuda de mais algumas pessoas. Não tem departamento de compras, e às vezes nem tem computador. Mas tem smartphone. Só que nem sempre é um iPhone ou um Android de última geração”, descreve Buzzi.
Com a solução da Yalo, os pequenos varejistas podem disparar pedidos diretamente pelo WhatsApp. Além disso, recebem pelo app informações sobre promoções e sobre novos produtos. E os vendedores também usam a solução via WhatsApp para fazer consultas sobre sua carteira de clientes e sobre produtos, e para se comunicar com os varejistas e tirar pedidos. A digitalização de todo esse processo via WhatsApp reduz de maneira significativa o tempo que era necessário para tirar pedidos a cada visita do vendedor, e este pode usar o tempo para passar mais informações sobre produtos, sanar dúvidas do varejista e fazer novas vendas.
“O vendedor leva educação, conteúdo e gera desejo por certos produtos. Nossa solução não acaba com a vida do vendedor, mas a torna mais eficiente. O vendedor enxerga a Yalo como grande aliada”, afirma.
A gestão da solução é feita por um painel na web, o Yalo Studio. Nele são criadas jornadas e fluxos com inteligência artificial, programando o envio de mensagens de marketing e engajamento para vendedores e/ou varejistas. Por exemplo, se a previsão meteorológica indica que vai fazer muito calor, varejistas que estiverem com estoque baixo de sorvete podem receber uma mensagem por WhatsApp lembrando da importância de refazer o estoque. E aí a solução envia um link de venda por WhatsApp ou informa quando será a próxima visita do vendedor. “Não basta entregar tecnologia se não tiver inteligência. Entregamos tecnologia e muito conhecimento. Nossa solução é muito mais do que um tirador de pedido. Ela impacta no comportamento”, resume o executivo.