O Gartner publicou um estudo nesta semana que prevê uma queda de 25% no uso de aplicativos móveis até 2027, devido ao avanço dos assistentes de inteligência artificial, como Apple Intelligence, ChatGPT, Gemini e Meta AI. Como resultado, a empresa de análise de mercado acredita que haverá uma consolidação no setor móvel.
Esta consolidação acontecerá com marcas e empresas criando parcerias e consórcios. O intuito desses acordos será para alcançarem mais usuários por app e reduzirem custos operacionais.
Por outro lado, os primeiros a serem impactados pela queda nos acessos serão os aplicativos com pouco engajamento e baixa retenção. A empresa de análise de mercado acredita ainda que outros aplicativos de intermediação de serviços poderão ser afetados e perder usuários, pois os assistentes de IA passarão a fazer a intermediação.
Outro impacto para os apps mobile será a perda de dados primários (first-party data, no original em inglês) e, com isso, a redução na habilidade de ganhos com dados e envio de notificação push aos seus usuários.
Para o Gartner, os diretores de marketing (CMOs) das empresas devem se preparar a partir de agora (2025) para a redução que ocorrerá em dois anos no uso dos apps.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA