O tíquete médio de fraudes no primeiro semestre de 2024 foi 60% maior do que o tíquete médio de compras legítimas em e-commerces no Brasil. De acordo com dados da Visa, por meio de sua área Visa Acceptance Solutions, 55% das fraudes no período partiram de dispositivos móveis.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná foram os estados que concentraram o maior número de fraudes durante os primeiros seis meses de 2024.
O estudo da Visa também avaliou o chargeback – quando o cliente pede o estorno de uma compra, seja por arrependimento da compra, insatisfação com o produto, problemas na compra, fraude, entre outros motivos. Neste caso, as unidades federativas com maior percentual de chargeback foram: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Roraima.
E, constatou-se com o estudo que 90% dos chargebacks foram reportados até 45 dias após a data da compra.
Outros números da Visa
Vale dizer que a empresa de pagamentos digitais bloqueou proativamente US$ 40 bilhões em fraudes ao redor do mundo, em 2023.
Outro dado apresentado foi que houve aumento de 270% no número de transações suspeitas de fraude bloqueadas no Brasil durante o fim de semana da última Black Friday, em comparação com 2023.