O uso de dispositivos móveis tem crescido em ritmos impressionantes. Em 2010, o Brasil contava com apenas 10 milhões de smartphones, e hoje este número já chega a 93 milhões, de acordo com estudos realizados pelo Google. Só em 2015 o aumento na participação de smartphones entre os acessos à Internet no país foi de 112%.
Junto ao crescimento no número de usuários, a sofisticação dos aplicativos para esses dispositivos também aumentou. Seja o intuito facilitar a vida de quem usa ou apenas entretenimento, o objetivo dos desenvolvedores é sempre melhorar a usabilidade dos aplicativos, para que seja mais rápida e sem erros, de maneira que seu produto tenha um bom desempenho nesse mercado cada vez mais competitivo.
Como acontece com toda tecnologia recente, desenvolver e implementar aplicativos móveis traz uma série de novos desafios. Eles não são apenas um espelho dos apps de desktop, mas possuem requisitos próprios de interface e fluxos de processos de negócios que devem ser levados em consideração. Antes do lançamento, é imprescindível que sejam testados cuidadosamente, pois o custo do fracasso pode ser bem alto.
Testes de aplicativos móveis também são diferentes se comparados com testes de performance mais tradicionais. Seu desenvolvimento é mais rápido pois possui ciclos curtos, muitas vezes construídos com metodologias ágeis e várias especificidades para as diferentes plataformas, aparelhos e localizações, o que faz com que as soluções de testes sejam atualizadas constantemente.
Há um número considerável de soluções que ajudam a automatizar testes em aplicativos móveis no mercado, porém, o uso de múltiplas soluções para cobrir os diferentes cenários de teste pode custar mais tempo e dinheiro, já que o assunto demanda administração e acompanhamento da equipe responsável pelo projeto.
É recomendável observar alguns pontos antes de adquirir uma solução de mobile testing, como a segurança do device (sem jailbreak ou rooting), a capacidade de reuso entre iOS, Android, Windows Phone e outras plataformas, e a capacidade de executar ações que uma pessoa normalmente faria com o aparelho, como swipe, multigestos e outras facilidades dos dispositivos.
O ideal é buscar por uma solução que atenda às necessidades do desenvolvedor e da empresa, facilitando os testes e reduzindo os custos. Quanto antes o aplicativo for lançado, mais vanguardista ele será, e mais chances terá de obter o sucesso.
Mobilidade é uma tendência que já está consolidada dentro da tecnologia. Todos os tipos de negócio pedem cada vez mais por mais soluções para automatizar e modernizar seus processos de desenvolvimento. Portanto, é preciso estar atento às novidades e às novas possibilidades que surgem no cenário para facilitar o desenvolvimento e lançamento de aplicativos, para que as empresas possam estar mais focadas em seus negócios.