O CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) deu início a um novo projeto voltado para a aplicação de tecnologias quânticas na segurança cibernética. Intitulado Segurança Cibernética no Domínio Quântico (PDI 06), o projeto foi aprovado no âmbito do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, com apoio do  MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

O projeto tem duração prevista de 30 meses, e conta com um investimento de R$ 12,2 milhões, buscando posicionar o Brasil no cenário global da segurança cibernética quântica. O avanço da computação quântica representa um desafio para os sistemas criptográficos tradicionais, já que essa tecnologia tem o potencial de quebrar métodos convencionais de proteção de dados. 

Basicamente, existem três tipos de sistemas criptográficos: os simétricos, os assimétricos e os híbridos. Além disso, a ameaça da computação quântica depende de dois fatores, sendo o primeiro a criação de um computador quântico desenvolvido especificamente para esse fim, e de algoritmos quânticos capazes de ajudar nesse processo.

Diante deste cenário, o projeto do CPQD vai explorar três diferentes frentes tecnológicas: distribuição de chave quântica (QKD), criptografia pós-quântica (PQC) e geração quântica de números aleatórios (QRNG). O objetivo é testar a aplicabilidade dessas soluções na interconexão de infraestruturas e sistemas de Tecnologia da Informação (TI), abrangendo redes de acesso e de longa distância, além de mapear impactos e vulnerabilidades.

Ainda na fase experimental do projeto, será desenvolvido um ambiente controlado de testes para integração das tecnologias quânticas com diferentes aplicações, incluindo blockchain, inteligência artificial, redes de comunicação, computação em nuvem e dispositivos IoT. O CPQD pretende estabelecer parcerias com universidades e empresas de diversos setores para realizar testes e experimentos nessas áreas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!