|Mobile Time Latinoamérica A Telefónica do Peru solicitará um Procedimento Concursal Ordinário (PCO) junto ao Instituto Nacional de Defesa da Concorrência e Proteção da Propriedade Intelectual (Indecopi) com o objetivo de reestruturar suas obrigações financeiras e garantir a continuidade dos serviços para mais de 13 milhões de clientes no país.
O anúncio foi feito pelo Conselho de Administração da Telefónica do Peru, que destacou que a medida busca assegurar a estabilidade financeira da empresa sem impactar a prestação dos serviços de telecomunicações em áreas urbanas e rurais. A presidente-executiva da Telefónica do Peru, Elena Maestre, afirmou que a decisão foi tomada após a avaliação de diversas alternativas e que o processo permitirá proteger clientes e funcionários, além de fortalecer o futuro da companhia.
Segundo a empresa, sua situação financeira foi afetada por contingências fiscais de mais de duas décadas e por decisões administrativas que criaram um ambiente de desvantagem competitiva no mercado. No entanto, a Telefónica do Peru enfatizou que esse processo de reestruturação não representa uma liquidação nem falência, mas sim uma oportunidade para negociar com credores e outras partes interessadas a fim de garantir a sustentabilidade do negócio.
Para assegurar a operação durante a reestruturação, a Telefónica Hispanoamérica, matriz da filial peruana, concedeu uma linha de crédito destinada exclusivamente a cobrir as necessidades operacionais da empresa. Essa medida permitirá a continuidade da prestação de serviços enquanto o processo concursal estiver em andamento.
No último ano, a Telefónica do Peru acelerou a modernização de sua infraestrutura, alcançando seu primeiro milhão de clientes conectados à fibra óptica até a residência e expandindo sua capacidade para atender mais de 4 milhões de lares. Além disso, em outubro passado, a empresa anunciou a renovação de sua rede móvel.
Para organizar e supervisionar o processo de reestruturação, a empresa contratou a consultoria financeira Kroll, que integrará um Diretor de Reestruturação (Chief Restructuring Officer, CRO) à equipe de gestão.
Telefónica na América Latina
Este anúncio soma-se a outras decisões estratégicas do grupo Telefónica na região. Recentemente, foi informado que a Telefónica contratou o banco de investimentos JPMorgan para vender seu negócio no México, segundo reportagens do jornal espanhol Cinco Días.
A empresa também colocou à venda sua operação na Argentina e está negociando a venda de uma participação majoritária em sua filial colombiana para a Millicom, companhia listada na Bolsa de Nova York. Essas decisões fazem parte de um esforço mais amplo para otimizar a estrutura operacional e financeira da Telefónica na América Latina.