A realização de pesquisas de mercado costuma custar caro, limitando-se a empresas de grande porte. Para democratizar esse processo, a Opinion Box, braço digital da brasileira Expertise, botou no ar na semana passada o seu site homônimo, através do qual pode-se contratar, de forma automatizada, uma pesquisa de mercado com preços a partir de R$ 200. As pesquisas são respondidas por um painel do qual participam mais de 100 mil pessoas, distribuídas proporcionalmente entre todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do País, o que confere validade estatística nacional aos projetos. Hoje os entrevistados participam por email, mas em breve o farão através de seus smartphones, com o lançamento do app "Heap up Mobile", que chegará até a primeira semana de abril na App Store e depois na Google Play.
Através do site, o contratante pode se cadastrar, criar o questionário, definir o público alvo de sua pesquisa e acompanhar os resultados em tempo real. O preço de R$ 200 vale para uma pesquisa com 50 pessoas, quantidade mínima aceita pela Opinion Box. Ou seja: o custo é de R$ 4 por entrevistado. "Derrubamos o custo da pesquisa de mercado para democratizá-la como ferramenta de tomada de decisão para pequenas e médias empresas no Brasil", diz Felipe Schepers, COO da Opinion Box.
Mobilidade
Hoje, dos mais de 100 mil participantes do painel, chamado Heap Up, 55% possuem smartphones. Nesse grupo, 45% têm Android; 15% têm iOS; e 40% têm aparelhos com outros sistemas (estão incluídos os webphones e seus sistemas proprietários). Quando a pesquisa tiver poucas perguntas, ela poderá ser respondida através do app. A comunicação aos respondentes sobre uma nova pesquisa costuma ser feita por email. No caso do app, ela será feita via notificação push. "O app permite que se responda a pesquisa em momentos ociosos, como dentro do ônibus indo ao trabalho", exemplifica Schepers. O aplicativo foi desenvolvido de forma a baixar as perguntas quando o celular estiver em uma área conectada e permitir que a pessoa responda as perguntas mesmo offline – as respostas são enviadas depois, assim que o celular voltar a uma área com conexão de dados.
A escolha entre fazer a pesquisa via web ou via app não caberá ao contratante: será uma decisão automática do sistema, de acordo com as características da pesquisa, e dependerá da preferência do respondente. O limite estabelecido pela Opinion Box para envio de pesquisas para o app é de 10 questões, com até sete opções de resposta cada uma e enunciados com no máximo 140 caracteres. Estudos internacionais demonstram que pesquisas muito longas não funcionam na interface celular porque cansam os respondentes.
Futuro
Está nos planos da Expertise oferecer pesquisas de mercado com o app que levem em conta a localização do usuário. Podem ser, por exemplo, pesquisas em pontos de venda para avaliar o atendimento de funcionários, a limpeza do local, a exposição de produtos etc. Neste caso, porém, seria um serviço oferecido separadamente pela Expertise, não sendo possível a contratação automatizada pelo site do Opinion Box.
Outra novidade prevista para o futuro com o app é a realização de pesquisas que cruzem dados demográficos dos respondentes e seus deslocamentos pelas cidades. A instalação do app inclui o opt-in para o fornecimento de dados de localização. "Não será apenas um grupo de aparelhos se movimentando, mas pessoas, com gostos e comportamentos diferentes. Enriqueceremos o deslocamento com informações demográficas", descreve o executivo. Ainda não está definido quando começará a comercialização desse tipo de pesquisa móvel. "Precisamos formatar o produto primeiro", justifica.