O isolamento social como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus provoca um impacto direto no uso de aplicativos móveis. No geral, o tempo gasto olhando o celular aumenta, puxado principalmente por aplicativos de produtividade, educação, games e entretenimento. Foi o que aconteceu na China, na Itália, no Japão e na Coreia do Sul, primeiros países a sofrerem com a epidemia, constata a App Annie em relatório publicado nesta terça-feira, 17.

Em fevereiro de 2020, cada chinês passou em média 5 horas por dia com seu smartphone, o que representa um crescimento de 30% em relação à média diária de todo o ano de 2019. Na mesma comparação, a Itália registrou um aumento de 11%, enquanto Coreia do Sul e Japão cresceram 7% cada. Os demais países, que ainda vivem etapas anteriores da epidemia, não tiveram o mesmo impacto. Tudo indica, contudo, que o crescimento virá nas próximas semanas, conforme seus governos tomem medidas de restrição de circulação, na tentativa de conter o avanço da doença.

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Na China, a categoria de apps com maior crescimento em downloads na App Store na primeira metade de fevereiro foi a de “negócios e educação”, dentro da qual estão os aplicativos de produtividade. Sua média semanal de downloads nesse período foi duas vezes maior que aquela em todo o ano de 2019, relata a App Annie. Os principais destaques foram Huawei Cloud WeLink, DingTalk e Zoom Cloud Meetings. O mesmo se deu na Itália: na semana seguinte à determinação de quarentena em todo o país, houve um aumento de 135% nos downloads dessa categoria na App Store e na Google Play em comparação com a média de 2019, alcançando 761 mil downloads, seu recorde histórico.

Games e entretenimento

Para passar o tempo em casa durante a quarentena, as pessoas recorrem a jogos em seus smartphones. Na China, a média semanal de downloads de games em fevereiro na App Store foi de 63 milhões, 80% superior à média de 2019. Na Coreia do Sul, onde a epidemia chegou um pouco depois, na semana que começou em 23 de fevereiro, o total de downloads de games foi de 15 milhões, 35% a mais que a média semanal em 2019, relata App Annie.

Apps de redes sociais e entretenimento também estão puxando o crescimento. Um dos destaques na China foi o TikTok. Na semana iniciada em 1º de março, os chineses passaram ao todo 3 bilhões de horas no TikTok, o que representa um crescimento de 130% em comparação à sua média semanal no ano passado.

Transportes

Por outro lado, algumas categorias de aplicativos sofreram impacto negativo por conta das quarentenas. É o caso dos apps de transporte individual. Entre 29 de janeiro e 7 de março deste ano, a quantidade de downloads semanais do Didi na China caiu 75%, na comparação entre a melhor e a pior semana nesse período. Na França, o volume de downloads do BlaBlaCar, por sua vez, diminuiu 65%, considerando a mesma comparação. Houve quedas também do Kakao Taxi, na Coreia do Sul, e do Japan Taxi, no Japão, embora não tão dramáticas quanto as registradas na China e na França. Não foi notado um declínio significativo de downloads do Uber nos mercados norte-americano e inglês por enquanto.

 

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