O InDrive (Android, iOS) nasceu dez anos atrás como um app para conectar motoristas e passageiros no rigoroso inverno da Sibéria. De lá para cá, suspendeu a operação na Rússia por causa da guerra mas, em compensação, chegou a mais de 700 cidades de 48 países, incluindo 130 no Brasil. E expandiu também seu escopo de atuação, passando a ser um marketplace de serviços não mais restrito à logística, e cujo portfólio varia de país para país.

“A empresa virou um superapp e se transformou em um marketplace. Passamos a oferecer vários outros serviços”, relata Fernando Santos, gerente de desenvolvimento de negócios para entregas na América Latina da  InDrive, em conversa com Mobile Time.

O core continua sendo em serviços de transporte e logística. Há oferta de corridas em carros particulares; corridas de táxi; viagens intermunicipais; frete; e entregas (delivery). Mas, aos poucos, serviços de outros tipos começam a ser adicionados, variando de país para país. No Brasil, recentemente, foram adicionadas as categorias de prestação de serviços gerais; de reparos; e de limpeza. No México, foi criada uma categoria para oferta de empregos. Em alguns países asiáticos existe uma específica para aulas de inglês. Outra novidade que começa a chegar em alguns mercados é a oferta de personal shopper: alguém para fazer compras para o usuário.

Modelo de negócios

A dinâmica de precificação é uma das características que diferenciam a InDrive de outros marketplaces. É o consumidor quem faz uma oferta de preço pelo serviço que deseja contratar. Em seguida, os prestadores de serviço próximos recebem a proposta e podem responder aceitando ou fazendo uma contraproposta. O consumidor recebe de volta até cinco opções de prestadores com suas respectivas contrapropostas para selecionar o seu preferido ou aguardar para o app tentar de novo, em um raio mais abrangente. 

Esse processo vale para todas as categorias, inclusive para corridas de automóvel. Para facilitar, o InDrive utiliza o seu histórico de dados para sugerir um valor para o consumidor. No caso de corridas, em geral o preço recomendado é menor que o praticado pelos apps concorrentes. E não há preço dinâmico.

O pagamento é feito diretamente pelo consumidor ao prestador de serviço, da maneira que combinarem – dinheiro, Pix ou cartão, por exemplo. Ou seja, o InDrive não intermedia o pagamento. Porém, o InDrive cobra do prestador do serviço uma comissão de 9,9% sobre o valor que tiver sido acertado com o consumidor. Essa comissão é descontada do saldo do prestador em uma conta digital no InDrive. Portanto, para receber as propostas de serviço, o prestador precisa ter crédito nessa carteira digital.

Números e projeções

O InDrive acumula mais de 150 milhões de downloads no mundo todo, sendo 20 milhões somente no quarto trimestre de 2022. A empresa tem hoje 2 mil funcionários, sendo 300 no Brasil, que é hoje um dos seus maiores mercados.

O segmento que mais cresce para o InDrive no Brasil é o de entregas. Seu faturamento avançou 160% no ano passado e a expectativa é subir 180% este ano, projeta Santos. O app oferece a categoria de entregas em 75 cidades brasileiras e deve alcançar 100 este ano. Por razões estratégicas, a companhia não revela a quantidade de motoristas ou entregadores cadastrados em sua base.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!