O Banco Central do Brasil (BC) informou na manhã desta segunda-feira, 17, a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo o vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves Pix sob a guarda da instituição de pagamento QI Sociedade de Crédito. De acordo com a instituição, vazaram dados de chaves Pix de cerca de 25,34 mil pessoas devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa.
O BC esclareceu que não foram comprometidas informações sensíveis, como senhas, saldos ou movimentações financeiras, nem qualquer dado sujeito a sigilo bancário. Os dados acessados são de natureza cadastral e não permitem a realização de transações financeiras ou o acesso a contas, por exemplo.
Segundo o BC, os usuários afetados serão notificados exclusivamente por meio dos canais oficiais de sua instituição financeira, como aplicativo ou internet banking.
A instituição informou ainda que está conduzindo uma apuração detalhada do caso e que serão aplicadas as medidas sancionadoras cabíveis conforme a regulamentação vigente. Apesar do incidente não apresentar risco para os usuários, o BC decidiu notificar o incidente em seu site oficial.