Está em fase de testes a nova rede móvel da Brisanet, nas cidades de Pereiro, no Ceará, e São Miguel e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, que atualmente é operadora móvel virtual (MVNO) na rede da Vivo, o objetivo é encontrar um modelo de negócio para oferta de rede móvel com preço competitivo, principalmente no que diz respeito ao 5G.
A Brisanet arrematou três lotes regionais no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro de 2021, nas faixas de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste), usadas para o 5G e o 4G. A empresa obteve recursos para investimentos no 5G por meio de oferta de ações na bolsa (IPO), feita em 2021.
Com a nova oferta, a expectativa da companhia é estar entre as grandes operadoras de Internet móvel do País, dentro de alguns anos. Para isso, a Brisanet está estruturando a sua rede. A projeção é investir R$ 700 milhões em infraestrutura de rede, incluindo fixa e móvel, durante todo o ano de 2023. O retorno disso deve chegar nos próximos cinco anos.
Durante evento, em 2022, o CEO e fundador da Brisanet, José Roberto Nogueira, compartilhou um pouco sobre a estratégia da companhia. A provedora pretende utilizar o 4G para atrair a base de clientes para a tecnologia 5G, garantindo a rentabilização da fase inicial do projeto de implantação da rede de quinta geração. O piloto do 5G, em 2,3 GHz, vai envolver a divisão do espectro para ativação do 4G, segundo o executivo.
Os testes, que durarão seis meses, são exclusivos para clientes do serviço de banda larga fixa de fibra óptica da Brisanet. Há pré-requisitos para que possam participar: ter idade mínima de 18 anos, residir na zona urbana das cidades onde estão sendo feitos os testes e ter um celular compatível pelo menos com 4G. A ativação é realizada nas lojas físicas da empresa.
Como provedora de Internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, a Brisanet está, atualmente, em 155 cidades nos nove estados do Nordeste, totalizando mais de 1,1 milhão de assinantes.