A guerra tarifária iniciada pelos EUA contra a China gerou como efeito colateral o crescimento vertiginoso de downloads de um app chinês atacadista, o DHgate (Android, iOS). Desde o último domingo, 13, ele deu um salto nas lojas de aplicativos App Store e Google Play, e agora figura entre os dez mais baixados por consumidores norte-americanos somando as duas lojas, de acordo com dados da AppMagic obtidos por Mobile Time.

Na última quarta-feira, 16, por exemplo, figurou como o quinto app mais vezes instalado nos EUA, com 81 mil downloads, à frente de Threads, WhatsApp, Telegram e outros gigantes. Até o sábado anterior, 12, o DHgate não constava nem entre os 100 mais baixados nos EUA.

O DHgate é uma espécie de marketplace atacadista para o comércio internacional. Através dele é possível comprar produtos de diferentes categorias, como tênis, roupas e eletrônicos, em grandes quantidades. Na busca, é sempre exibido o preço unitário, que abaixa conforme aumenta a quantidade encomendada.

Análise DHgate

O sucesso do DHgate indica uma busca dos consumidores ou pequenos lojistas americanos por contato direto com fornecedores chineses, para conseguir seus produtos a um preço mais baixo do que se adquiridos com as grandes cadeias ou distribuidoras americanas após o tarifaço estabelecido por Trump.

Nos últimos dias, as redes sociais ocidentais têm sido inundadas de vídeos de fabricantes e varejistas chineses anunciando seus produtos e mostrando como são baratos se comprados diretamente com eles – mesmo com a tarifa astronômica imposta pelo governo norte-americano. Provavelmente, o DHgate é um dos beneficiados por essa onda.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!