O Asha 501, primeiro aparelho da Nokia com o sistema operacional Asha Software Platform, que substitui o S40, será lançado dentro de poucas semanas no Brasil, informa o diretor de mobile phones da fabricante para América Latina, Cesar Castro. "A família Asha representa uma grande oportunidade para a Nokia na região. E a nova plataforma eleva esses terminais a um novo nível. O Asha 501 vai se diferenciar no mercado", aposta Castro.
O Asha 501 é um aparelho full touch, com tela de 3 polegadas, câmera de 3,2 MP e memória de 4 GB com entrada para cartão de até 32 GB. Seu preço sugerido no mercado internacional é de US$ 99 (sem impostos).
O novo sistema operacional Asha provê um ambiente padronizado e aberto para que desenvolvedores criem aplicativos. O sistema inclui o acesso fácil a ferramentas como a Nokia In-App Payment (para vendas por dentro dos aplicativos) e a Nokia Advertising Exchange (rede de publicidade móvel). Qualquer aplicativo desenvolvido para a plataforma Asha será compatível com os próximos smartphones lançados com esse OS, sem necessidade de atualizações.