A mudança nas regras de assinatura na App Store apresentada na última semana deve beneficiar diretamente empresas de publicações com cobranças in-app. É o caso da Editora Abril, que vê com bons olhos o aumento da sua participação (de 70% para 85%) na receita de assinaturas que durem mais de um ano.

“Os apps das revistas digitais da Abril já são de assinatura contínua, então vamos nos beneficiar imediatamente disso” disse Sandra Carvalho, diretora de estratégia mobile da Abril Mídia. “Um exemplo de app Abril desse tipo é o da revista Exame, que inclui o conteúdo da revista impressa e muito conteúdo exclusivo publicado diariamente”.

Contudo, a adoção de novos formatos de assinatura pela editora ainda será avaliada, explica a executiva. Entre esses formatos, estão a oferta de diferentes tipos planos de assinatura, seja por profundidade do conteúdo (básico, pro ou premium), ou por duração (mensal, anual, bianual etc). Também será possível uma assinatura conjunta de vários apps, pagando uma única vez, em um pacote.

Carvalho frisou que a mudança é importante não apenas para a Apple, mas para todo o ecossistema de desenvolvedores, inclusive os individuais, que agora terão a possibilidade de expor seus produtos em outros países, por meio da opção de preço para mercados diferentes. Mas ela anseia por outra mudança que não veio no novo pacote de mudanças do marketplace da Apple: a adoção do Real. “No Brasil, a Apple ainda fica devendo uma mudança importantíssima na App Store: cobrar em reais, e não em dólares”, ressalta a diretora . “Isso fará uma diferença positiva enorme para os consumidores e impulsionará os negócios com apps no País. Vamos torcer para que essa mudança aconteça logo”.

 

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