A cada seis meses, Mobile Time e Opinion Box publicam um relatório sobre uso de apps no Brasil, do qual faz parte um ranking dos 20 apps mais presentes na tela inicial dos smartphones brasileiros. Porém, qual seria a ordem desse ranking se o critério fosse a quantidade média de sessões por usuário por mês? Ou a duração média por sessão? Para saber isso, Mobile Time recorreu a uma firma que monitora de perto a utilização de aplicativos no mundo inteiro, a App Annie. Com base na lista dos 20 apps mais presentes na homescreen nacional informada pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, App Annie produziu dois novos rankings, organizando os títulos de acordo com os dois referidos critérios (veja abaixo). Os dados da App Annie se referem ao mês de abril, que foi o mesmo mês em que foram realizadas as entrevistas para a pesquisa Mobile Time/Opinion Box.

Ranking dos 20 apps mais presentes na homescreen nacional (Fonte: Mobile Time/Opinion Box)

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Análise

Em quantidade de sessões, o WhatsApp lidera o ranking, o que é fácil de explicar, por ser um app de mensageria que é recorrentemente aberto ao longo do dia para o usuário ler e responder novas mensagens que chegam. Note-se, contudo, a distância em relação ao Facebook Messenger, outro app de mensageria, que aparece aqui na 9ª posição. A diferença entre os dois comprova os dados coletados em outra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box com foco em apps de mensageria, segundo a qual 97% dos usuários do WhatsApp declaram abrir o aplicativo todo dia ou quase todo dia, contra 62% dos usuários do Facebook Messenger.

Note-se na lista também as boas colocações de Google e do Google Chrome, por serem apps utilitários necessários em vários momentos do dia, respectivamente um buscador e um navegador.

É natural, por sua vez, que apps de comércio móvel O2O e bancos apareçam na segunda metade desse ranking, por não demandarem tantas sessões por dia.

No ranking de duração média por sessão, a liderança do Netflix era esperada, por se tratar de um aplicativo para assistir a filmes e séries. Ele é seguido pelo YouTube, outro app de vídeo. Facebook e Instagram vêm logo depois, e também possuem muito conteúdo em vídeo, porém, de duração mais curta.

Novamente se nota uma diferença entre WhatsApp e Messenger, que ocupam, respectivamente, a 9ª e a 17ª posições. Isso se explica pelos hábitos de seus usuários, conforme aponta a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria: é muito mais comum ver vídeos no WhatsApp do que no Facebook Messenger. 65% dos usuários do WhatsApp declaram que costumam enviar e receber vídeos pelo app, ante 27% daqueles com Facebook Messenger. E 50% dos usuários do WhatsApp realizam videochamadas, contra 17% daqueles com Facebook Messenger.

Enquanto para um app de conteúdo quanto mais longa a sessão, melhor, para apps utilitários, como aqueles de bancos, é o contrário. Afinal, no caso destes últimos, uma sessão demorada pode significar que o usuário tem dificuldade de realizar o que deseja. Os quatro bancos tradicionais brasileiros estão um atrás do outro nesse raking, da 10ª à 13ª posições. Note-se que o Nubank está descolado deles, na 18ª posição, ou seja, com uma duração média menor por sessão. Isso pode ser atribuído, em parte, à sua interface simplificada. Mas, por outro lado, cabe lembrar que o Nubank tem uma diversidade muito menor de serviços financeiros, em comparação com os bancos tradicionais, o que também contribui para sessões mais curtas.

 

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