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[Atualizado às 19h22 do dia 19/06/2020] A Oi Ads,  plataforma de publicidade móvel da Oi, vai trabalhar tanto com venda direta quanto com um modelo de autoatendimento, batizado de Platypus. A informação foi compartilhada com Mobile Time pelo diretor da área de soluções da operadora, Rodrigo Shimizu.

“São modalidades (venda direta e self-service) para segmentos diferentes e complementares. A Oi se estruturou para atuar nos dois. Nós trouxemos profissionais de mercado para avançar na venda direta, onde inicialmente temos a expectativa de resultado maior”, disse o executivo em resposta por e-mail. “Porém, o modelo de self-service advertising – em função de seu caráter inovador – é uma aposta para o médio prazo, onde o Oi Ads se posiciona com a primeira plataforma de telecomunicações deste tipo”, completou com a perspectiva, Shimizu.

Publicidade

Lançado na última segunda-feira, 16, o Oi Ads é um serviço de venda de espaços publicitários em canais digitais da operadora, como SMS, vídeos, notificações push, smart messages, data rewards, Wi-Fi e downloads de apps. O foco da plataforma é para agências de publicidade, grandes marcas anunciantes, assim como PMEs que podem fazer sua própria gestão de campanhas publicitárias via self-service.

Embora a plataforma esteja chegando ao mercado em 2020, a operadora tinha uma operação prévia com oferta de espaço mídia na rede Oi Wi-Fi. Por sua vez, os outros serviços passaram por testes antes do lançamento. Em uma das provas, a Oi enviou mensagens para o público gamer (com prévio aceite e consentimento) com ofertas do Oi Fibra durante a última edição do Rock in Rio, em 2019. Como resultado, Shimizu explicou que a operadora teve um aumento de 18% na conversão em leads qualificados – potenciais clientes.

Privacidade

Com relação à privacidade de seus usuários, Shimizu esclareceu que a operadora realiza todo o processo internamente, do tratamento de dados ao envio das mensagens e gestão fim-a-fim de cada campanha. E explicou que “nenhum dado de cliente” é dividido com a agência ou marca anunciante: “A nossa solução foi desenhada tendo como premissa a privacidade como padrão, desde sua concepção, seguindo o conceito de ‘Privacy by Design’. Também é lançada ao mercado com as configurações de privacidade no modo mais restrito possível, seguindo o conceito de ‘Privacy by Default”.

Vale lembrar, uma plataforma similar da Vivo (Vivo Ads) passa por ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por suspeita de vendas de dados para terceiros. Neste caso, a Vivo foi acusada de repassar informações do programa de mídia geolocalizada.

Contudo, a Oi não colocou serviço de geolocalização em seu portfólio de mídia.

Por sua vez, a Vivo enviou ao Mobile Time na noite de sexta-feira, 19, uma nota dizendo que ganhou na Justiça contra a ação movida pelo MPDFT: “A Vivo obteve decisão judicial favorável na ação movida pelo MPDFT, para reconhecer que o Vivo Ads obedece o que estabelece a legislação, considerando ainda as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, que ainda entrará em vigor. A empresa reforça que não promove qualquer uso ilegal de dados pessoais de seus clientes”.

 

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