Há uma série de opções de aplicativos que fazem a ponte entre prestadores de serviços e clientes. Mas Lovyca (Android, iOS), cujo nome é a junção da frase love your casa, pretende ir além e transformar a experiência do usuário. Atuando, no momento, no Distrito Federal, a startup quer fornecer o pacote completo, ou seja, não apenas o profissional qualificado como também os materiais necessários para realizar o serviço. Para isso, a empresa fez uma parceria com duas grandes varejistas da região – AC Coelho e Japão da Construção – para que eles entreguem os produtos em até 30 minutos à casa do cliente.
Após baixar o app, o usuário seleciona o serviço desejado, podendo fazer o agendamento ou escolher a contratação imediata. Atualmente, há seis opções: chaveiro, elétrica, hidráulica, ar condicionado, informática e pintura. Os valores são pré-definidos pela plataforma conforme o tipo de reparo e o cliente pode ter acesso aos custos totais antes da contratação. O usuário faz os pagamentos in-app, com cartão de crédito, podendo dividir em até 12 vezes.
A precificação da plataforma é um diferencial. Ao contrário de alguns apps que permitem que cada profissional estipule o seu valor, Lovyca é responsável por dar preço aos serviços a partir de uma curadoria feita pela própria startup. Os valores foram estabelecidos a partir de uma série de entrevistas com prestadores de serviços – que não fazem parte da plataforma, inclusive. A empresa fez uma média de preços para diferentes tipos de serviços e o algoritmo adapta. Por exemplo, se um cliente pede a pintura da sala, a ferramenta vai calcular a partir da metragem estipulada pelo usuário.
“Foram entrevistados 100 prestadores por categoria e em cada entrevista levantamos as possibilidades de serviços no domicílio e pegamos as variáveis dos serviços. Colocamos isso no algoritmo que faz a gestão do preço”, explica em conversa com Mobile Time Marcos Dias, um dos sócios fundadores e CFO da Lovyca.
O CFO também explica que a cada três ou seis meses é feita uma revisão do preço. Além disso, o prestador tem a possibilidade de modificar o valor, mediante acordo com o cliente. “Ele pode adicionar novos serviços, pode mudar o preço caso encontre uma realidade diferente no local. Pode, inclusive, dar desconto na ponta (presencialmente). O cliente recebe essas alterações em seu app, autoriza e o profissional pode começar a atividade. O importante é termos uma previsibilidade”, explica.
A Lovyca também oferece garantia pelos serviços prestados de até 90 dias (a depender do serviço ou do equipamento instalado). Caso seja preciso realizar um reparo dentro do prazo da garantia, um dos profissionais da startup faz. Não necessariamente será o prestador que realizou o serviço incialmente.
Para o profissional fazer parte do app, ele passa, antes, por um curso básico de boas práticas, que aborda não somente a execução do serviço em si, mas também a limpeza do local após o trabalho e o uso de equipamentos de segurança. “A gente ajuda na qualificação do profissional e o trazemos para o escritório. Aqui, ele usa o espaço como base, tem uma cozinha, um sofá e estrutura para ele esperar entre um serviço e outro, por exemplo”, resume.
Números e expansões
Até o final deste ano ou início de 2022, a Lovyca expandirá para Goiás, pela proximidade, e São Paulo. “Optamos por iniciar de forma controlada. A gente vai expandir rápido, mas de forma organizada, para não perder a qualidade, porque nosso foco está na experiência do cliente”, explica
O desenvolvimento da ferramenta da Lovyca terminou em março e, desde então, foram realizados 100 serviços em fase de teste. Marcos está entusiasmado com os resultados. A ideia é chegar a 25 tipos de serviços com maior recorrência, como diarista, jardineiro, vidraceiro, marceneiro, cuidador de cachorro. Segundo o executivo, serão adicionadas cada 15 dias uma nova especialidade.
Atualmente, são mais de 600 clientes na ferramenta que contratam, em média, de seis a oito vezes por mês os serviços oferecidos na Lovyca. A meta é chegar a 5 mil atendimentos depois de expandir para Goiás e São Paulo.
Material em casa
Um dos principais diferenciais da Lovyca em relação aos demais apps do segmento está na possibilidade de compra do material. Para serviços de menor complexidade, como a troca de chuveiro ou de uma torneira, os equipamentos podem chegar antes mesmo do profissional – se for serviço agendado. “Alguns serviços dependem de uma análise prévia do prestador, claro, mas para aqueles mais simples, é possível o cliente pedir o material e este chegar em minutos”, conta. Até o momento, o contato com as lojas de material de construção é feito por telefone. Mas, em breve, será in-app.
Em breve, a Lovyca oferecerá in-app um catálogo de produtos. Atualmente, o aplicativo pergunta se o usuário teria interesse em receber uma mensagem via WhatsApp para realizar a compra. “Não preciso criar um fluxo alternativo se o cliente já está ambientado naquele canal”, justifica.