A Apple e o Tinder aproveitaram o Dia Mundial do Emoji nesta terça-feira, 17, para lançar novos caracteres. Na fabricante de iPhones, Apple Watch e iPads, os usuários terão acesso a 70 novos emoticons na atualização do iOS 12, o OS que deve sair ainda neste trimestre. Entre eles, a Apple colocou personagens ruivos, grisalhos, carecas, com cabelo encaracolado, além de animais como canguru, periquito, pavão, lagosta, e alimentos como manga, alface e cupcake.

Por sua vez, o aplicativo de relacionamentos ganha uma série de imagens baseadas em Bitmojis do Snap Kit da rede social Snapchat. Liberadas apenas para México e Canadá, o usuário deve conectar sua conta do Snapchat ao Tinder e então liberar os bitmojis em seu teclado. A ideia da empresa é que os emojis ajudem a “quebrar o gelo” (sim, o termo em inglês usado foi “break the ice”) no começo das conversas entre pares que deram match.

Já o Google trouxe de volta os emojis animados Blobs. Agora, os usuários podem ter acesso a imagens como sol, anjinho, diabinho, polvo, tartaruga, gato e cão através do app de teclado Gboard (Android, iOS), e, assim, enviar para outras pessoas através de qualquer tipo de conversa, seja em app de mensageria ou rede social.

Dados de emojis

No dia de celebração do emojis, alguns dados foram compartilhados pelo Emojipedia, a biblioteca dos emoticons. No Facebook Messenger, 900 milhões de mensagens são enviadas só com emojis (sem texto) todos os dias. E o dia de maior uso das imagens é no Réveillon. Por sua vez, a quantidade de corações vermelhos enviados no Facebook dobrou entre 2017 e 2018; e 700 milhões de emojis são usados em mensagens diárias na rede social. No Twitter, 86% dos usuários que utilizam emojis têm menos de 24 anos e 57% do total de usuários de emoticons são mulheres. Na Apple, o ícone com lágrimas de alegria é o mais usado por donos de dispositivos com iOS. Existem ao todo 2.666 emoticons no mundo. A partir do segundo semestre, 157 novos emojis devem chegar à Internet, totalizando 2.823.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!