A Comissão Europeia confirmou que abriu investigação sobre possíveis práticas anticompetitivas da Amazon nesta quarta-feira, 17. De acordo com a comissária Margrethe Vestager, a ideia da averiguação é garantir que a plataforma não esteja prejudicando a competição no e-commerce. A companhia norte-americana usaria dados sensíveis de varejistas que estão em seu marketplace online, o que pode ser interpretado como uma quebra das regras de competição da União Europeia.
A investigação da Comissão analisará o papel de agente duplo da Amazon, como varejista e como marketplace para terceiros. Em particular, Vestager está interessada em entender dois pontos: os termos de aceite entre Amazon e terceiros, que permite o uso e coleta de dados dos clientes; e o papel dos dados na seleção dos Buy Box, empresas que ganham destaque visual no site ou app da Amazon.
Em nota aos veículos internacionais, a Amazon afirmou que vai colaborar com as investigações da Comissão Europeia.
Coincidências
A abertura da investigação coincide com dois fatos curiosos da companhia norte-americana nesta quarta-feira. O primeiro foi o anúncio da Amazon confirmando que os lojistas associados ao seu marketplace geraram US$ 2 bilhões em receita de vendas globais no Prime Day, data comercial para assinantes premium da Amazon. E a outra foi que a empresa fechou acordo em uma ação individual da Bundeskartellamt, órgão similar ao CADE na Alemanha, que consiste na mudança dos termos de negócios da Amazon com os lojistas.