A LivUp é uma startup que prepara e distribui porções de comida congelada através de vendas online. No começo da sua operação, três anos atrás, ela focava seu desenvolvimento na interface web, mas gradativamente foi entendendo a importância do smartphone em seu negócio e hoje adota uma estratégia mobile first, que está impulsionando seu crescimento. Com isso, em três anos, a participação do mobile no faturamento da empresa passou de 18% para 51%. A história foi contada pelo CTO da LivUp, Raphael Straatmann, durante o Fórum E-commerce Brasil, nesta quarta-feira, 17, em São Paulo.

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Raphael Straatmann no palco do Fórum E-commerce Brasil

A primeira versão do site da LivUp foi construída em uma plataforma de terceiros. Apesar de 57% dos acessos na época serem a partir de dispositivos móveis, estes respondiam por apenas 18% da receita. A explicação estava no peso do site, que levava 20 segundos para ser carregado, e também na frequente ocorrência de bugs, especialmente no check-out. “A plataforma era cheia de bugs. Era caótico. Dizíamos que nossos clientes eram heróis e nosso site era um chefão que eles tinham que vencer”, relata Straatmann.

A empresa então abandonou a plataforma que usava e decidiu desenvolver internamente seu site. Ainda não era mobile first, pois pensaram primeiro na interface do desktop. Mas já gerou uma melhora significativa no acesso móvel: a conversão via dispositivos móveis cresceu quatro vezes e o tempo de carregamento diminuiu para algo entre 5 e 10 segundos. O mobile passou a responder por 60% dos acessos e por 26% da receita.

A LivUp ainda não estava satisfeita e decidiu adotar a estratégia mobile first. Criou um PWA (progressive web app), com uma experiência e interface pensadas primeiramente para as telas dos celulares. E depois fez também um aplicativo construído com webview que já responde por 7% dos acessos e por 11% do faturamento. O próximo passo da LivUp é atualizar o app para uma versão com mais funcionalidades nativas.

Agora, o mobile (PWA e app somados) responde por 75% dos acessos e por mais da metade (51%) do faturamento da LivUp.

Em três anos de vida, a startup cresceu paralelamente à sua mudança de estratégia em relação ao mobile. Nesse período, passou de zero para R$ 50 milhões de faturamento anual, de cinco para 300 colaboradores; e de menos de R$ 1 milhão investidos para mais de R$ 30 milhões.

 

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