Quem precisa ser atendido na Defensoria Pública da União (DPU) tem a opção de ser atendido via chatbot. O robô Ivo, desenvolvido pelo Serpro, está presenta no portal da DPU e já realizou mais de 35 mil atendimentos em duas semanas, num total de 103 mil mensagens trocadas com usuários.

O assistente virtual informa contatos de unidades da defensoria e tira dúvidas sobre assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus, como orientar a população sobre atendimento médico durante a quarentena e o auxílio emergencial.

Ivo, uma homenagem a Santo Ivo, reconhecido pelo seu trabalho junto aos mais pobres, tem inteligência artificial e processamento de linguagem natural. A proposta é fazer com que o chatbot ajude os defensores em processos repetitivos e burocráticos, permitindo que eles se concentrem em atividades mais complexas.

O chatbot também constrói um painel para mostrar as características dos atendimentos e seus detalhes. O painel é uma forma de a defensoria entender as necessidades do público. Até o momento, os assuntos mais demandados pela população foram questões sobre o auxílio emergencial fornecido pelo Governo Federal neste período de pandemia.

 

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