A Looqbox é uma startup brasileira que desenvolveu um sistema de business intelligence (BI) com interface conversacional, a partir de um motor próprio de processamento de linguagem natural (PLN) que funciona em português e em inglês. Sua solução é utilizada por grandes empresas, como Via, Santander e Embraer, mas uma nova versão promete levá-la para companhias de porte médio. Será uma versão “self-service”, em que o próprio cliente poderá fazer a instalação da solução. A ideia é reduzir o tempo de instalação da média atual de três meses para poucas horas, explica o fundador Rodrigo Murta, em conversa com Mobile Time.
Para desenvolver a nova versão, a Looqbox recebeu um aporte de R$ 15 milhões. “A parte de inteligência já está montada, mas precisamos concluir a UX para conquistar o coração do administrador. Vai ser ‘plug and ask”, relata Murta. O lançamento deve acontecer em outubro.
A solução da Looqbox integra seu motor de PLN aos dados de sistemas da empresa-cliente para trazer respostas sobre inteligência de negócios. Mas, em vez de procurar pelas respostas através de menus em um painel online, o executivo pode simplesmente perguntar, como faz no ChatGPT, por exemplo. “A forma mais natural para ter uma resposta é fazendo uma pergunta”, argumenta Murta.
Aliás, o sucesso do ChatGPT tem ajudado a Looqbox a explicar melhor o seu negócio.”Antes a gente dizia que éramos um ‘Google’ com dados de empresas. Agora dizemos que somos um ‘ChatGPT com dados da empresa”, comenta.
A Looqbox tem hoje 35 clientes. Cerca de metade são redes varejistas. Seu modelo de negócios é SaaS, cobrando por usuário ativo. A solução pode ser instalada on-premise ou na nuvem.
Por enquanto o foco está no Brasil e na nova versão da plataforma. Mas a empresa avalia a possibilidade de se expandir internacionalmente depois de passar por uma rodada de investimento série A, o que pode acontecer no fim do ano que vem.