A PaGol (Android, iOS) quer alcançar R$ 1 bilhão em carteira de crédito dentro de cinco anos, informa seu CFO, Ricardo Faustino, em conversa com Mobile Time. A empresa acaba de lançar seu primeiro serviço nesse segmento: crédito consignado. O próximo no roadmap será o financiamento de viagens, previsto para 2025. A emissão de cartão de crédito, por sua vez, ainda não tem previsão para acontecer.

A oferta de crédito consignado começou com funcionários da Gol e da Comporte, empresas acionistas da PaGol. Agora, estão sendo negociadas parcerias com fornecedores dessas companhias. “Estamos pescando dentro do aquário. Mas também olhamos para o setor industrial, onde o turnover é baixo”, explica Faustino.

Para atrair os clientes, a empresa oferece milhas para que contratar crédito consignado. Um contrato de R$ 3 mil gera 1 mil milhas, por exemplo. Se for feita a portabilidade de um contrato acertado originalmente com outra companhia, o consumidor recebe 1 milha por cada R$ 1, no limite de 10 mil milhas.

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Ricardo Faustino, CFO da PaGol (Crédito: Divulgação)

A empresa usava a solução de bank as a service do BMP. Mas agora possui licença de Sociedade de Crédito Direto (SCD) junto ao Banco Central, o que a autoriza a vender empréstimos e financiamentos diretamente para o consumidor final. No momento sua carteira tem cerca de R$ 54 milhões em patrimônio líquido.

Após consignado, Pix será a próxima novidade da PaGol

A próxima novidade a ser lançada pela empresa é o Pix. O pagamento instantâneo será incorporado em breve ao app e promete ter uma mecânica especial, provavelmente atrelada de alguma forma ao acúmulo de milhas, tal como outros produtos da comànhia. Faustino, contudo, prefere preservar os detalhes para o dia de lançamento.

Os usuários da PaGol recebem milhas a cada dia útil pelo dinheiro que deixam na conta. Também ganham milhas quando pagam boletos pelo app (até o limite de cinco boletos por mês) ou quando usam o cartão de débito. E aqueles que assinam o serviço Turbo, oferecido pela empresa, ganham uma proporção maior de milhas em cada uma dessas ocasiões.

“Muitos clientes usam a PaGol como poupança-viagem. Deixam o saldo com a gente para juntar milhas e viajar no fim do ano”, relata.

A empresa vai completar dois anos de operação em novembro deste ano. Conta com centenas de milhares de usuários e superou sua meta de R$ 200 milhões de receita em seus primeiros 12 meses. Além disso, ultrapassou a marca de 2 bilhões de milhas acumuladas através de seus serviços. Sua base segue crescendo organicamente. “Nosso objetivo nunca foi ter uma base gigantesca, mas ativa e rentável”, resume o CFO.