Na cidade de Pelotas/RS, a autarquia responsável pelo tratamento do esgoto e pela distribuição de água potável, a Sanep, adotou o SMS como canal de comunicação com o público. Implementado há um ano, o sistema é utilizado para avisar cidadãos sobre eventuais erros no formulário de requerimento e para cobrança de dívidas.
Os resultados satisfizeram a diretoria da Sanep. Em março, por exemplo, 70% das pessoas contatadas via SMS sobre parcelamento de dívidas retornaram. E 100% dos 92 consumidores procurados via mensagem de texto para consertarem dados em requerimentos em andamento responderam. Por ano, cerca de 1,1 mil requerimentos internos da Sanep demandam o contato com o cidadão por SMS.
Diariamente, cerca de 600 pessoas procuram guichês da empresa para tirar dúvidas, em geral sobre contas atrasadas. Cada solicitação gera um requerimento. Às vezes, há problemas no preenchimento do formulário, como endereço incorreto. Antigamente, isso atrasava a conclusão do processo, pois demandava um contato telefônico com o cidadão, o que nem sempre obtinha êxito. Por isso, alguns requerimentos ficavam parados por meses. A adoção do SMS agilizou o atendimento. A Sanep utiliza uma plataforma de SMS corporativo fornecida pela Zenvia.