Com o objetivo de conter as chamadas indesejadas, 21% dos brasileiros utilizam algum aplicativo de bloqueio das mesmas. E 30% afirmam que seus aparelhos são dotados desse recurso de forma nativa. Os dados fazem parte da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre chamadas indesejadas, encomendada pela First Orion e publicada nesta semana.
Além disso, cerca de metade dos brasileiros (49%) declararam conhecer o serviço “Não me perturbe”, no qual se pode cadastrar um número telefônico para não receber chamadas de telemarketing. Entretanto, somente 21% inscreveram suas linhas. Dentre esses últimos, 75% afirmam que o resultado foi positivo, diminuindo pouco, diminuindo muito ou mesmo acabando definitivamente com o problema das chamadas indesejadas.
Para essa pesquisa foram entrevistados, entre os dias 8 e 15 de junho deste ano, 2.125 brasileiros com 16 anos ou mais, que acessam a Internet e possuem celular. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.