O golpe em que o fraudador se passa por um parente ou amigo no WhatsApp pedindo Pix para uma situação de emergência já provocou muitas perdas financeiras no Brasil. 30% dos brasileiros com smartphone já passaram pela experiência de ter sua identidade alvo dessa tentativa de falsificação no WhatsApp. E 48% desse grupo, ou seja, quase a metade dos alvos, relatam que algum amigo ou parente caiu no golpe e perdeu dinheiro achando que estava ajudando a pessoa verdadeira. Isso representa 14% do total de brasileiros com smartphone. Os dados fazem parte de nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre identificação e autenticação digitais que será lançada na próxima quarta-feira, 18.

golpe

Os alvos principais da tentativa de falsificação de identidade são os jovens de 16 a 29 anos (34%) e pessoas com 30 a 49 anos (32%), ante aquelas com 50 anos ou mais (23%). Não há diferença significativa por gênero ou classe social. Isso revela como os golpistas procuram se passar principalmente por filhos na tentativa de roubar dinheiro dos seus pais via Pix.

No grupo dos que já foram alvo do golpe, a proporção dos que relatam que um parente ou amigo caiu é maior entre jovens de 16 a 29 anos (63%), confirmando a dinâmica dos fraudadores de se passarem por filhos que precisam de dinheiro, na tentativa de enganar os pais. Entre pessoas de 30 a 49 anos, a proporção cai para 45%. Com 50 anos ou mais, desce para 36%. Também é notada uma incidência maior nas classes D e E (62%), do que nas classes C (36%) e A e B (38%).

Pedido de Pix no WhatsApp X falsa central telefônica

Na comparação com o golpe da falsa central telefônica, que também foi tema da mesma pesquisa, a fraude do pedido de Pix no WhatsApp atingiu menos brasileiros (30% X 65%), mas registra uma efetividade maior para os golpistas (48% X 16%).

A pesquisa entrevistou 2.067 brasileiros que possuem smartphone e acessam a Internet, entre os dias 10 e 29 de julho de 2024. O relatório integral será lançado nesta quarta-feira, 18.

MobiMeeting Finance + ID

As melhores práticas de combate a fraudes em serviços financeiros digitais serão discutidas por representantes de bancos, redes de arquirência e bandeiras de cartão no painel de abertura do MobiMeeting Finance + ID, evento organizado por Mobile Time no dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time