A Nextel apresentou sua campanha de marketing em buscas móveis durante evento de marketing móvel da MMA (Mobile Marketing Association) nesta quinta-feira, 17, em São Paulo. A operadora usou o recurso de click-to-call nos anúncios de buscas feitas por navegadores móveis. Ao fazer uma busca sobre a empresa no Google via celular, o consumidor pode simplesmente tocar no número de telefone para ligar para a empresa, em vez de copiar o número ou digitá-lo. A ligação é paga pela Nextel. O cuidado de pagar as ligações visa proporcionar uma boa experiência para todos os consumidores, inclusive os clientes pré-pagos, que muitas vezes podem não ter crédito disponível para completar a chamada.
O recurso foi utilizado como extensão nas buscas feitas no Rio de Janeiro e em São Paulo, em uma estratégia em conjunto com a equipe de televendas da empresa, que consiste em cerca de 70 pessoas. “Depois da ação, o custo por venda ficou 94% abaixo da média de outras mídias”, conta o coordenador de e-business da Nextel, Rodrigo Lima.
Formatos
No evento, os especialistas apresentaram diversos formatos utilizados atualmente para publicidade e marketing móvel. Além do click-to-call, há o click-to-download, click-to-play, anúncios em páginas de revistas digitais, ofertas de cupons de desconto, e os mais tradicionais, como banners e SMS.
No entanto, novos formatos estão surgindo na área, e é possível segmentar o público por operadoras, fabricantes de celulares, sistemas operacionais, modelos de smartphones, localização, entre outros. A vice-presidente da Millenial Media, Alia Lamborghini, citou alguns exemplos, como o de compartilhamento de conteúdo no Facebook e Twitter automático no anúncio. A ferramenta detecta que o usuário possui um login nessas redes sociais no celular e pode compartilhar a publicidade no perfil dos consumidores, caso eles aceitem, sem precisar sair do anúncio.