Brasil tem a maior média de chamadas spam da América Latina, com 37,5 contatos telefônicos por usuário por mês. O número é 81% maior do que em 2017, informa o estudo promovido pelo app Truecaller.

Em segundo lugar está o Chile, com 21,9 ligações (25% de aumento); em seguida o México, com 20,9 (71%); Peru, com 19,8 (62%); e Costa Rica, com 18,5 (330%) – segunda maior elevação, superada apenas pela Guiana (380%), de 1 chamada ao mês para 4,8.

A exceção dentro dos 10 principais países é Porto Rico, único caso que registrou queda, tendo passado de 7,9 chamadas por usuário para 5,9 (-25%).

Origem do spam

O estudo analisou também de onde partem esses spams. De acordo com a Truecaller, nos cinco primeiros países do ranking, entre os serviços não solicitados que mais ligam para os brasileiros estão operadoras de telefonia (33%), empresas de cobranças (24%), chamadas indesejadas genéricas (21%), telemarketing (12%); serviços financeiros (10%) e golpes (1%).

Mas não é somente por voz que os spams atrapalham as pessoas. Por texto também: 46% de todos os SMS recebidos pelos brasileiros correspondem a spam.

Em outros países

No Chile, as empresas de telefonia também ocupam o primeiro lugar (29%), seguidas por chamadas de cobrança (25%) e serviços financeiros (23%). Em seguida aparecem ligações de e-commerce (10), spams (8%), telemarketing (2%), golpes (2%) e seguros.

Já no México, os serviços financeiros lideram o ranking (32%), seguidos por telefonemas indesejados genéricos (27%), fraudes (19%), políticos (12%), telemarketing (7%) e empresas de telefonia (3%).

No terceiro do top 5, o Peru, as chamadas que mais acontecem são: telemarketing (26%), telefonemas indesejados genéricos (20%), serviços financeiros (16%), empresas de telefonia (14%), saúde (10%), golpes (10%) e políticas (4%).

E, por fim, na Costa Rica os spams são dos serviços financeiros (45%), seguidos por cobranças (40%), golpes (8%), empresas de telefonia (4%) e chamadas indesejadas genéricas (3%).

Metodologia

Os dados usados neste estudo foram coletados anonimamente por meio de chamadas recebidas marcadas como spam pelos usuários do aplicativo Truecaller ou foram automaticamente identificadas pelo app. A pesquisa aconteceu entre 1 a 30 de junho de 2018, para analisar as chamadas médias mensalmente. Durante esse período, os usuários receberam 15 milhões de chamadas de spam em toda a região da América Latina.

A Truecaller

De acordo com a empresa, o Brasil é o país com o maior número de usuários do aplicativo, com 3,1 milhões de membros. Atualmente, a Truecaller está bloqueando 7,5 milhões de telefonemas indesejados e 1,7 milhão de SMS no País por mês.

O aplicativo gratuito Truecaller permite detectar e bloquear chamadas indesejadas ou números desconhecidos.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!