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Leonardo Siqueira, diretor de transformação digital da TIM (esq.); e Leandro Oliveto, country manager da Appnext (crédito: divulgação/Appnext)

A TIM inicia nesta segunda-feira, 17, um acordo com a Appnext para adicionar um novo ponto de contato e retenção do usuário mobile, mas também para obter monetização com oferta de apps. Em conversa com Mobile Time, os executivos das duas empresas explicam que a parceria permitirá a clientes que compram celulares Android em lojas da operadora tenham acesso a aplicativos da TIM logo após a instalação do sistema operacional.

Além do acesso aos apps da TIM, os consumidores também poderão ter ofertas de apps de desenvolvedores parceiros. Essa opção permite à operadora ganhar uma receita extra e aos developers acessarem a base qualificada da operadora. Ou seja, a plataforma ajuda o usuário com serviços da empresa de telecom, e ainda permite incrementos aos seus ganhos.

A plataforma da Appnext oferece instalação de apps nas seguintes opções:

  • First Experience: oferta de apps, após a configuração do Google;
  • TIM Folders e Partnership Folders: uma pasta inteligente com acesso a todos os apps da TIM e uma opção com parceiros (apps externos) para conseguir gerar receita através da recomendação;
  • TIM Widget com três módulos: números de telefones mais ligados, world clock e recomendação de apps;
  • E recomendação periódica de instalação de apps (mensal, bimestral e trimestralmente).

As duas empresas também trabalham para lançar uma solução via SIMcard que permitirá acessar toda a base de clientes – com atualização over-the-air – e enviar mensagens com ofertas de apps com links para a loja de aplicativos.

“São formatos on-device, que se comunicam diretamente com o consumidor. A tecnologia é 100% Appnext”, explica Leandro Oliveto, country manager e head de vendas da Appnext na América Latina. “Já temos parcerias em devices Xiaomi (primeira OEM parceira local) e agora estamos ampliando para a TIM”, completa.

Segundo Leonardo Siqueira, diretor de transformação digital da operadora, a parceria surge em um momento em que sua companhia quer “alavancar o negócio a partir da relação do cliente”.  “Faltava alavancar um pouco o ecossistema de apps, é um touchpoint adicional para entregar valor ao cliente”, conclui.

Apenas com a base da TIM, sem contar os consumidores vindos da Oi, a companhia tem atualmente 30 milhões de clientes que deram opt-in para receber publicidade, como a oferta de apps. Siqueira explica ainda que a solução terá mais algumas marcas de handsets até o final do ano. E o lançamento completo será no primeiro trimestre de 2023.

Siqueira afirma que a parceria com a Appnext não envolve financiamento, como acontece com Kroton e FS. Também relata que não há exclusividade entre a operadora e a empresa de mobile marketing, o que pode incentivar o desenvolvimento da solução de descoberta entre as outras operadoras móveis.

Vale lembrar que esta é a segunda parceria em publicidade firmada pela operadora em menos de um ano. A outra foi com a DigitalReef.

 

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