Ilustração: Cecília Marins

A Unimed anunciou recentemente o lançamento de sua carteira digital, marcando sua entrada no mercado das fintechs. Com investimento de R$ 7 milhões, a Unimed Pay oferece serviços financeiros para 341 Unimeds espalhadas no Brasil que somam 118 mil cooperados e 18 milhões de clientes e contabilizam R$ 85 bilhões de transações por ano. Para a viabilização da fintech, a Unimed Participações firmou uma joint-venture com a empresa Q2 Bank, que entrará com as soluções tecnológicas.

Por conta da sua integração ao sistema de gestão das Unimeds, a e-wallet da cooperativa pode oferecer serviços, como projeção e antecipação de recebíveis de consultas e procedimentos médicos. A carteira tem também os seguintes serviços e produtos: ressarcimento de atendimentos; transferências P2P; cashback; máquinas de POS; e funções de cartão de identificação.

Nesta primeira fase da carteira, a ideia é focar nos seguintes públicos: o médico cooperado; as Unimeds; e seus prestadores de serviço. Em um ano, o objetivo é chegar a 5 mil carteiras digitais ativas e vender 2,5 mil máquinas de POS. Vale dizer que as máquinas de POS possuem acopladas a elas a biometria de reconhecimento facial, o que minimiza o risco de fraudes.

Para uma segunda etapa, os beneficiários dos planos de saúde da Unimed também poderão usufruir da carteira, além de colaboradores da empresa. Com a expansão, a expectativa é que, em cinco anos, a Unimed Pay alcance 80 mil contas digitais e a venda de 40 mil máquinas de POS. E, no mesmo período, a previsão de lucro líquido é superior a R$ 20 milhões.

Futuramente, a Unimed Pay deverá oferecer ainda cartões de crédito e de débito.

 

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