Em setembro, os brasileiros passaram 63% do seu tempo on-line acessando apps e sites móveis, e 37% navegando em desktops. Dentro do tempo em mobilidade, 89% aconteceu em apps e 11% em sites móveis. Foram 185 milhões de minutos em apps, 23 milhões de minutos em sites móveis e 122 milhões de minutos em desktops. Os números fazem parte de um relatório da comScore sobre uso de Internet pelo brasileiro.
A maior participação móvel no tempo de acesso é na faixa etária de 25 a 34 anos: 69%. Entre aqueles de 18 a 24 anos, o share móvel é de 61%. Entre os mais velhos, a participação é menor: 55%, entre 35 e 44 anos; 56%, entre 45 e 55 anos; e 28%, acima de 55 anos.
O volume médio de minutos por mês por usuário gasto em mobilidade cai conforme a faixa etária: 18 a 24 anos (4.322 minutos); 25 a 34 anos (4.109 minutos); 35 a 44 anos (3.625 minutos); 45 a 54 anos (3.224 minutos); acima de 55 anos (1.892 minutos).
Smartphones, tablets e desktops
Ao todo, há hoje 78,6 milhões de usuários de desktop no Brasil, 53,5 milhões de usuários de smartphones e 10,7 milhões de usuários de tablets, segundo a comScore. Claro que há muita duplicação, ou seja, gente que acessa a Internet por mais de uma dessas plataformas. De acordo com o relatório, são 94,3 milhões de usuários únicos entre esses três canais. No público jovem, entre 18 e 34 anos, mais da metade é multiplataforma.
Apps
A comScore divulgou também os apps com maior quantidade de usuários únicos no Brasil em setembro. O ranking é liderado pelo WhatsApp. E todos os dez maiores pertencem ao Google ou ao Facebook. Veja abaixo o ranking:
WhatsApp – 46,6 milhões
Google Play – 46,2 milhões
Google Search – 40 milhões
YouTube – 39,7 milhões
Facebook – 35,5 milhões
Facebook Messenger -30,7 milhões
Gmail – 29 milhões
Google Maps – 23,7 milhões
Instagram – 19,8 milhões
Google Drive – 17,4 milhões
O relatório da comScore foi apresentado pela diretora de operações da empresa no Brasil, Luciana Burger, durante o GMIC em São Paulo, nesta terça-feira, 17.