Até 2030, o mercado consumidor de 5G pode valer US$ 31 trilhões globalmente. Desse montante, os Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs, na sigla em inglês) podem ganhar US$ 3,7 trilhões. Os dados fazem parte do relatório Harnessing the 5G Consumer Potential, realizado pela Ericsson ConsumerLab.
O estudo da Ericsson também estima que os CSPs podem gerar US$ 131 bilhões até 2030 apenas com as receitas de serviços digitais, com casos de uso de 5G. Cerca de 40% dessas projeções de receita são atribuídas aos gastos do consumidor em vídeo, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e jogos em nuvem em redes 5G. O relatório projeta que a AR provavelmente gerará mais da metade de todos os gastos do consumidor em mídia até 2030 – começando com jogos e estendendo-se a outras áreas como compras, educação e colaboração remota.
Com relação ao consumidor, em uma pesquisa anterior, realizada no início de 2019, os potenciais usuários de 5G estavam dispostos a gastar 20% além do que já pagam pelo serviço. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, o número caiu para 10%. No entanto, ainda assim, um em cada três early adopters está disposto a pagar 20% a mais do que já paga. Esses altos níveis de aceitação dos primeiros usuários podem ajudar a impulsionar a recuperação econômica, diz o relatório realizado pela Ericsson ConsumerLab.