Durante a pandemia do novo coronavírus, o Nubank (Android, iOS) registrou um crescimento significativo da participação das compras online com seu cartão de crédito em comparação com as compras presenciais. Em abril de 2019, o online respondia por 32% do total de compras com o cartão da Nubank. Um ano depois, em abril de 2020, a participação avançou 13 pontos percentuais e alcançou 45% do total. O salto aconteceu a partir de março, em razão do isolamento social (veja gráfico acima). Essa proporção do online era projetada para ser atingida somente daqui a três anos, não fosse a pandemia do novo coronavírus. Por sua vez, as compras presenciais, que em abril de 2019 respondiam por 68% do total, agora representam 55%. Os dados são do estudo Digitalização financeira na pandemia, realizada pela plataforma de pesquisa Data Nubank.
O uso do cartão virtual registrou crescimento dentro de compras online, passando de 29,8% em fevereiro para 35,7% em agosto de 2020. No mesmo intervalo, identificou-se ainda um incremento do uso do cartão de crédito para pagamentos por aproximação nas compras presenciais, que passou de 6,17% em fevereiro deste ano para 7,09% em agosto.
Gastos com cartão
O banco registrou no início da pandemia, em abril, uma redução de 20% no gasto mensal médio com o cartão de crédito na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo os analistas da pesquisa, o número reflete a preocupação do correntista com o cenário de incerteza diante da crise.
O estudo apontou que a quantidade média de compras com a tarjeta diminuiu e seu volume ainda não voltou ao patamar pré-pandemia. Porém, apesar de terem feito menos compras, os clientes Nubank gastaram mais em cada uma, aumentando o tíquete médio. O gasto médio começou a subir em março, com um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. E, em abril, foi 15,6% maior que no mesmo mês de 2019. Em maio, subiu 21,5% se comparado com o mesmo mês do ano passado. Em agosto, o crescimento foi de 19,2% na comparação com 12 meses antes.
A pesquisa foi realizada por Rafaela Nogueira, doutora em Economia pela EPGE/FGV e Relações Institucionais do Nubank; Alan Scoralick Torres, analista sênior de negócios; Jaime Mishima, especialista em Marketing; Matheus Morgado, analista sênior de negócios; e Bruno Fonseca, especialista em Marketing Analytics – todos do Data Nubank – com base no comportamento dos 30 milhões de clientes do banco.
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